segunda-feira, 21 de maio de 2007

Vulcões na cozinha, na internet e na memória

Hoje de manhã Miguel e eu falamos sobre vulcões. Ativos, extintos, adormecidos... A curiosidade surgiu porque ele viu um vulcão submarino num desenho animado. Estávamos na cozinha e a panela de pressão serviu pra demonstrar por que essas forças da natureza cospem fogo e lava. À noite mostrei a ele no youtube um vídeo impressionante sobre a mais recente erupção do Etna, em 13 de dezembro de 2006. Em seguida, no Google Earth, localizei todos os vulcões ativos no mundo - mas ele já tinha perdido o interesse e fazia outra coisa.

Aí aproveitei pra aprender um pouquinho também, e revisitar um lugar. "Voei" pra Termas de Chillán, a 400 km ao sul de Santiago do Chile. Em 1998, numa viagem de trabalho, percorri a cavalo com Rogério Magrão Mosimann uma trilha aos Nevados de Chillán, um grupo de três vulcões ativos que ficam próximos a uma estação de esqui - subimos a montanha até umas piscinas naturais com água fervente cheirando a enxofre. Na imagem de satélite cliquei no link pro verbete da Wikipedia e de lá pro programa de vulcanismo global do Instituto Smithsonian, uma fonte riquíssima de informação. Vi que a mais recente erupção conhecida dos Nevados foi em 2003.

Acho fascinante essas oportunidades que as crianças e adultos de hoje têm pra aprender brincando. A combinação de histórias interessantes, exemplos práticos do dia-a-dia e os fantásticos recursos da internet podem transformar radicalmente a educação. Será que os professores estão atentos a isso? Se em vez de encararem a hipermídia como uma concorrente a usarem como aliada, podem transformar suas aulas em experiências inesquecíveis.