A dica é do Rafael Ziggy, meu comparsa no +D1: o blog Tá difícil... aborda problemas de usabilidade que os consumidores encontram no dia-a-dia com produtos e serviços que adquirem - ou tentam adquirir e desistem. É o caso das lojas de telefone celular, que NÃO atendem por telefone; de uma proposta de aplicação conservadora do Unibanco, em que as letrinhas miúdas advertem para o risco de perda de todo o investimento; do processo kafkiano de renovar o CPF; do furinho malfeito no suco Kapo, difícil de encontrar e que geralmente deixa derramar metade do conteúdo...
Acrescento uma pequena contribuição, entre tantas com que me deparo todo dia: na carteira de identidade da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas - o texto que explica o conteúdo do campo superior fica praticamente dentro do campo inferior. A indução a erro é inevitável. Dezenas de vezes já confundiram o número da identidade com o da carteira profissional, a data de nascimento com a de emissão da carteira etc. Sempre que a mostro, sou obrigado a dizer: "Esse aí não é meu nome, é o do meu pai". Na mais recente confusão, a secretária de um consultório de oftalmologia chegou a fazer piadinha sobre a inteligência do designer do documento. Colegas da Fenaj, que tal uma renovada na capacidade de comunicação da nossa carteira?
(clique na imagem pra ver ampliada)
Desinformação e crise de confiança
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Participo amanhã do programa CIDAD Convida para falar sobre desinformação e
crise de confiança. Este é um projeto de extensão da Udesc e da Biblioteca
Univ...
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