sábado, 3 de novembro de 2007

As 23 ferramentas de trabalho que mais uso

1. Caneta. Indispensável. De preferência, escrita fina e macia. Azul ou preta. Tenho sempre várias de estepe - uma vez fiquei sem caneta no meio duma entrevista.

2. Bloco de notas (papel).
Prefiro os pequenos, com espiral e folhas destacáveis. Uso em qualquer lugar, até dentro de ônibus. Tenho fases de caderno grande com capa dura. Quase não uso gravador. Só pra ping-pongs e com políticos.

3. Bloco de notas (software).
Pra rascunhos e pra limpar lixo de código antes de publicar na internet. A simplicidade e eficiência do texto puro, sem formatação, são uma beleza.

4. MS Word. Os clientes adotam, eu também. O contador de caracteres ajuda a calcular os honorários. Me divirto mudando as fontes, o corpo e o alinhamento. Ainda uso a versão 2003. A 2007 mudou os botões de lugar.

5. Gmail. Melhor ferramenta de e-mail que conheço. Uso também pra fazer becapes de textos em andamento. Tenho outros dois endereços de e-mail (acesso pelo ótimo Thunderbird), mas se quer resposta rápida, me escreva pra este.

6. Google. Oráculo do cotidiano. Excelente ponto de partida pra pesquisas. O grande risco é se acomodar e achar que tudo está nele. Às vezes o substituo por ferramentas específicas, como...

7. Creative Commons Search. Faz busca de imagens liberadas pela licença CC. Uma mão na roda pra ilustrar matérias e brincar de mashups com as fotos que têm autorização pra isso.

8. Google Reader. Grande ferramenta de produtividade! Os leitores de RSS são bom exemplo de tecnologia que realmente faz ganhar tempo. O tempo ganho, sempre que posso, redireciono pro ócio.

9. MSN e GTalk. Uso todo dia pra teclar com colegas de trabalho, clientes, amigos e família. Oferecem grande risco de dispersão, mas sua utilidade compensa. Um botão importante: "Ocupado".

10. Skype. Me aproximou das pessoas e aliviou as despesas. Adoro usar pra ligações internacionais, às vezes com a webcam - é como um banho de cachoeira sem a preocupação de fechar a torneira.

11. Houaiss Online. Sou viciado em dicionário. Nos tempos de revisor apostava cerveja com amigos sobre o significado de palavras. Pena que seja só pra assinante do UOL. Seria ótimo o acesso livre.

12. Dictionary.com. Bom dicionário e tesauro inglês-inglês. Também uso o Merriam-Webster. E o Google: basta escrever (sem as aspas) "define:palavra"

13. Wikipedia. Outro oráculo que quebra um galhão. Mas como qualquer enciclopédia, tem que consultar com o desconfiômetro ligado. Uso as versões em português, espanhol e inglês, conforme o tema.

14. Delicious. Este bookmark online colaborativo é minha "memória de navegação" sobre o que encontro de relevante na web. E uma evidência cotidiana do valor da inteligência coletiva.

15. Google Desktop. Perfeito pra desorganizados como eu. É praticamente impossível não localizar um documento no micro. Não é raro eu reencontrar coisas que nem lembrava que existiam.

16. Oanda. Conversor de moedas versátil, fácil e prático de usar. Tá na web e é free.

17. Photoshop. Um dos softwares que acho mais bacanas. Eu não uso nem 10% do que ele permite fazer na manipulação de imagens.

18. Google Documentos e Planilhas. Genial recurso da web 2.0. Tenho usado pra publicar textos na web, compartilhar a edição de arquivos com colegas e até verificar a evolução da conta de luz com gráficos de barra.

19. Calculadora. A do micro não é muito prática, mas termino usando porque nunca encontro a maquininha por perto.

20. Celular. Não sou grande fã de telefones, mas hoje é quase impossível passar sem eles, né? Uso as funções básicas: falar, agenda de contatos, mensagens rápidas, despertador (o meu tem som de galo cantando).

21. Post-it. Já tentei os post-its digitais no desktop, mas não me acostumei. Prefiro os bons e velhos pedaços de papel amarelo vivo pregados ao meu redor, me pressionando a "limpar a pauta".

22. Google Maps / Google Earth. Uso mais pra me divertir, mas às vezes são uma ótima maneira de ilustrar textos que têm a ver com referência geográfica. O GE é o programa que eu gostaria de ter inventado.

23. Firefox. O melhor navegador, sem dúvida. Quando a gente aprende a baixar e usar as extensões que dão novas funcionalidades a ele, não quer mais saber de outra coisa.

Se você quiser compartilhar suas ferramentas, fique à vontade.