quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Mil tsurus


O tsuru - cegonha em japonês - é uma ave associada à juventude e à longevidade. É uma das figuras mais conhecidas da antiga arte do origami - dobradura de papel. Diz uma lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo de deseja alcançar, vai alcançar seu desejo.

Uma história mais recente conta que em 1955, Sadako Sasaki, uma menina japonesa de 12 anos, teve leucemia por causa da radioatividade em Hiroshima. Sua amiga lhe contou a lenda e no hospital ela fez muitos tsurus, mas não conseguiu chegar a mil e morreu. Seus colegas de escola completaram o número e decidiram fazer uma campanha pra levantar um monumento em homenagem às crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba. Em 1958 foi construído em Hiroshima o Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre do Tsurus. Todos os anos, milhares de tsurus vindos de vários países são colocados no local.

Há uma semana a família Tuyama se inspirou na lenda e resolveu dobrar mil tsurus pela recuperação do marido, pai, avô e genro Augusto. Dobrar um tsuru não é coisa do outro mundo, mas também não é exatamente um trabalho fácil (colaborei mais nas primeiras fases da linha de produção, que requerem o mínimo da habilidade motora). Só que o entusiasmo com a tarefa foi tão grande que em poucos dias as mil aves de papel estavam prontas. Nem foi preciso seguir a sugestão do Carlos de fazer tsurus enormes valendo por dez cada um. :) Agora eles estão sendo enfileirados em cordões e a energia gerada nesse esforço coletivo vai fazer seu efeito.