sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Cobrança indevida da BrTurbo

Há três dias escrevi sobre o incômodo que têm sido os telefonemas do telemarketing da BrTurbo. E sobre a minha surpresa quando o rapaz disse que "no sistema" constava meu nome como cliente. Ontem fui surpreendido de novo: há uma cobrança indevida de 11 reais na nossa conta telefônica, por uma suposta assinatura dos serviços desse provedor de internet no dia primeiro de janeiro. Quase colou, pois não percebi, mas a Laura descobriu. Como a conta está em débito automático, o valor já foi embolsado pela empresa.

Liguei pra Brasil Telecom - de quem somos assinantes de telefonia fixa e nos envia as faturas de várias operadoras numa única conta - pra formalizar a reclamação (protocolo 88736308). Disseram que a BrTurbo tem prazo até 6 de março pra me informar sobre a resolução do problema. Aguardo meus 22 reais, já que, conforme as regras da Anatel para telefonia fixa, os valores pagos indevidamente têm que ser devolvidos em dobro (as novas regras da Anatel para a telefonia celular também prevêem essa devolução em dobro).

Muito barulho por mixaria? Imagine quantas vezes esse tipo de ação passa despercebido. Lição da hora: desconfie do sistema.

p.s.: Leia aqui os direitos do usuário de celular (arquivo pdf).

p.s.2: Bem que podiam ter me cobrado indevidamente uns 10 mil dinheiros. :)

p.s.3: O telemarketing da Vivo me ligou três vezes nos últimos dois dias. Eles devem usar um sensor de inconveniência: me pegaram numa consulta médica, dirigindo e jantando com a família e amigos.

p.s.4: Quando é que vão implantar no Brasil um sistema anti-chatos do telemarketing como esse que a Megui conta dos Estados Unidos?