quinta-feira, 29 de maio de 2008

Índios isolados são fotografados no Acre

A notícia mais emocionante do dia é a localização, pela Funai, de uma tribo de índios isolados na fronteira do Acre com o Peru. As fotos foram divulgadas com a intenção de pressionar os governos brasileiro e peruano a demarcar a área, evitando assim que entrem em contato com não-índios. Em circunstâncias como esta, é a melhor maneira de preservar suas vidas e sua cultura. Como diz o adágio, há mais coisas entre o céu e a terra...

Diz a matéria do UOL:

Uma expedição aérea realizada pela Frente de Proteção Etnoambiental da Funai (Fundação Nacional do Índio) na divisa do Estado do Acre com o Peru conseguiu fotografar pela primeira vez um dos quatro povos indígenas distintos que vivem isolados naquela região. Não há registro de contato dessa tribo com a civilização.
...
"As coordenadas geográficas eu não digo por nada, nem para a Funai", ironizou Meirelles, em entrevista ao UOL, por telefone. "Não queremos que a civilização chegue até lá", completou.

Ao avistarem os 'intrusos', os índios atiraram flechas, e as mulheres e as crianças se esconderam, segundo Meirelles. "Posso dizer que fiquei feliz com a 'recepção'. Enquanto está assim, entendemos que está tudo bem. Demonstra que não são civilizados mesmo, e é isso que queremos conservar", explicou o sertanista.