sexta-feira, 30 de maio de 2008

Índios isolados são fotografados no Acre (2)

O amigo Hélio Matosinho comenta a notícia que reproduzi no post anterior. Ele chama atenção pro gilete press (ou, atualizando, Control C + Control V) cometido pela BBC Brasil e reproduzido pelo UOL:

Camarada Dauro,

mesmo nesses tempos de blogs em alta, é incrível a força de alguns meios de comunicação tradicionais como o UOL. A notícia dos índios está há uma semana no blog do Altino, http://altino.blogspot.com/, foi publicada no Terra Magazine, pelo próprio Altino, mas só ganhou o mundo quandoo Uol deu a matéria. De toda forma, se quiser ver mais algumas fotos deste registro sensacional, vá até o blog do Edwaldo... http://www.aleac.ac.gov.br/aleac...id=709& Itemid=2
Fui conferir no blog do Altino Machado. O acreano é ex-repórter de O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo. Em sua trajetória, já andou na mira do ex-deputado Hildebrando Pascoal (o da motosserra) e teve que sair do Acre algumas vezes pra não morrer. Altino conta que o caso dos índios isolados não é o primeiro em que suas reportagens foram copiadas e reproduzidas sem o devido crédito da autoria (as fotos são de Gleilson Miranda/Funai). Seu furo sobre as fotos dos índios isolados foi publicado dia 23 de maio na Terra Magazine. O curioso é que, depois da repercussão do gilete press, até jornais do Acre passaram a dar crédito da matéria à BBC Brasil. Conta Altino:
Êta racinha miserável. Espera passar um tempo (cinco dias) e depois publica como se fosse furo deles. Seguem tratando a Amazônia como uma terra exótica, pois não aprofundam na questão que mais preocupa ao sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, que é "O começo do fim da Amazônia peruana", publicado por Terra Magazine antes do furo internacional de sua reportagem.