sexta-feira, 13 de junho de 2008

Impressões do Norte


A amiga (e possivelmente prima) Gabriela Veras, manezinha da Ilha que emigrou pro Canadá há alguns anos, relata a inusitada experiência que está vivendo numa temporada de trabalho no norte do país, região que conheceu agora. Pelo que ela conta, deve ser desses lugares que parecem de documentário da National Geographic.

Ola pessoal...
Para quem nao sabe, estou em Yellowknife trabalhando num contrato de 4 semanas para a CBC (televisao). E para quem nao sabe, Yellowknife is a capital do Northwest Territories, e fica bem no norte do pais, a 400 quilometros ao sul do circulo polar artico. Tou adorando a experiencia e gostaria de compartilhar com voces um pouco de fatos e das minhas primeiras impressoes... Jah que esse lugar parece um outro planeta!!!
- os tres territorios canadenses (Northwest Territories, Yukon e Nunavut) juntos sao quase a metade do Canada, mas tem um populacao de apenas 100 mil pessoas.
- os territorios estao para o Canada assim como a Amazonia estah para o Brasil.
- a cidade de yellowknife tem menos de 20 mil pessoas e parece que todo mundo tem um cachorro peludao, do tipo husky.
- metade da populacao do territorio aqui eh aborigena.
- nesta epoca do ano nunca escurece, de fato, na semana que vem (dia 21) vai ser o solsticio de verao, quando eh o dia mais longo do ano e acontece o sol da meia noite.
- eu tou tao fascinada, que nas minhas primeiras noites aqui eu acordei a cada uma hora soh para checar se estava escuro lah fora. E nunca estava...
- parece meio dia quando vou dormir, e parece meio dia quando acordo as 5:40 da manha. O sol estah sempre brilhando.
- o povo aqui eh super relax. As mulheres nao usam maquiagem, salto alto ou cabelo alisado. Os homens parecem que acabam de voltar de um fim de semana de acampamento. Eh interessante ver as pessoas sem os difarces de super herois que normalmente a gente ve nas grandes cidades.
- aqui tem de tudo, mas apenas um: um wallmart, um banco de cada, uma televisao (CBC), uma radio (CBC) e um jornal.
- a estrada para o norte de Alberta (olhem no mapa) acaba aqui em Yellowknife. Existem outras comunidades mais ao norte, mas soh dah para chegar lah de aviao. Eh comum ver aqueles avioes que posam na agua. No inverno, quando tudo congela, dah para ir de carro a alguns lugares.
- as pessoas andam aqui com spray para urso, em caso de um encontro inesperado pelo caminho.
- o lugar eh rochoso e existem poucas arvores. Nada dah aqui. Tudo tem que ser trazido do "sul".
- a economia eh baseada na mineracao de ouro e mais recentemente, de diamantes. Yellowknife eh a "Capital do Diamante da America do Norte".
- dah para circular a cidade de carro em menos de 10 minutos
- ninguem usa endereco para nada, nem nos press releases...eh o predio tal, que fica do lado da loja tal, em frente do restaurante tal... assim que todo mundo se acha.
- o suburbio fica a tres quadras do centro da cidade.
- e o melhor: no meu trabalho, todo mundo tira uma hora de almoco. Fazia um tempao que eu nao deixava a minha mesa para almocar...
Mesmo com tantas diferencas, jah estou me apaixonando pelo lugar!
Beijos a todos,
gabi