domingo, 28 de setembro de 2008

Figueiredos, bajulações e cachoeiras

Acabo de esbarrar numa informação que me leva a fazer uma dupla errata na nota que escrevi em 7 de agosto sobre nomes de cidades. Segundo o portal da Amazonastur, órgão oficial de turismo do estado do Amazonas, o município de Presidente Figueiredo recebeu este nome em homenagem ao primeiro presidente da antiga Província do Amazonas, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. E não em homenagem ao último presidente da ditadura recente, como eu imaginava. Mas na verdade foi um jeitinho. O princípio do puxa-saquismo a que me referi continua valendo, pois como lembra o verbete da Wikipedia:

(...) Inicialmente a idéia era homenagear exatamente o presidente da República, contudo este não aceitou que o município recebesse seu nome. Daí lembraram-se do ex-presidente do período colonial imperial, e o nome pôde ser oficializado. (...)
Outra correção: a cidade não fica no Alto Rio Negro, e sim na margem da BR-174, ao norte de Manaus, como mostra o mapa. Preciso conhecer esse lugar. Tem mais de cem cachoeiras.