de fim de ano junto com os seus.
D/
Ideias sem acento
O coração do bebê pode ser ouvido por aparelhos comuns de ausculta, como o estetoscópio. O papai já pode ouvi-lo se colocar o ouvido no abdome da mamãe. Os bebês intercalam períodos de sono e vigília. Os pulmões tentando "começar" a trabalhar, embora muito imaturos ainda. As pálpebras meio entreabertas, vê luz, chupa dedo e engole. As mãos abrem e fecham. O cérebro e tecido nervoso se desenvolvem mais rapidamente. Nos fetos do sexo masculino os testículos descem. Em geral, os bebês se posicionam de cabeça para baixo. Medindo 33,1cm com peso aproximado de 700g.
30. Sexo & amor & fertilidade.
31. Cinema. Poucos e bons filmes.
32. O restaurante natural da Armação.
33. Fins de tarde na Ponta do Sambaqui.
34. Voltar a andar de bicicleta depois de 12 anos (a cicatriz da queda permanece).
35. Ler, na parede da sala de aula de Miguel, um papel onde ele conta que seu melhor amigo é o papai.
36. Todos os momentos que passei com meus brodinhos e sisterzinhas.
37. A sensação de leveza ao perdoar algumas ofensas.
38. O reforço na convicção de que preciso ter muito pouco para viver bem.
39. A euforia de ter novos e excitantes projetos pra 2006.
(...) Enquanto a hipótese predominante na psicologia cognitiva do início dos anos 80 era a de que assistir televisão tomava o lugar da brincadeira imaginativa, pesquisas mais recentes mostraram, ao contrário, que o conteúdo da televisão é incorporado à brincadeira, sendo os heróis, heroínas e aventuras da tevê usados como matéria-prima da vida de fantasia das crianças. Isso acontece inclusive durante a própria experiência, já que as crianças brincam e devaneiam com frequência enquanto assistem televisão. A validade dessas conclusões também para a experiência da Internet não pode ser afirmada de modo ligeiro, exigindo um acúmulo de pesquisas específicas ainda não disponível. Destacamos, porém, que o devaneio diante da tela da Internet foi claramente evidenciado nas pesquisas que temos realizado, fazendo parte do tipo de brincadeira narrativa que comentaremos adiante.
(...)
O uso do computador pelas crianças pequenas é uma questão complexa e que com certeza requer reflexão atenta, mas o acesso pedagogicamente mediado à internet pode ser uma alternativa para garantir às crianças o direito à recepção de materiais culturais especificamente projetados para elas, especialmente em contextos sociais onde pouco chegam os livros e outros materiais pedagógicos atualizados.
(...)
A produção cultural infantil diante da tela: da TV à Internet
Gilka Girardello e Ana Carolina Dionisio
[publicado no Ateliê da Aurora]
20. Google Earth.
21. Google Desktop.
22. Skype.
23. Tags.
24. RSS.
25. As festas de aniversário dos filhos dos amigos.
26. Algumas fotos inspiradas que fiz.
27. Ver pessoas de quem gosto evoluindo.
28. Muitos livros lidos com qualidade acima da média.
29. Bons banhos de chuva.
Já pensou em mandar um e-mail pra você mesmo ou pra outra pessoa receber daqui a 10 anos? É só ir no futureme.org
01. Ter gerado um filho.
02. Festa de 80 anos do papai.
03. Viagem ao Ceará.
04. Reencontro com amigos no Orkut.
05. Reencontro com amigos no Ó do Borogodó.
06. Mudança de casa.
07. Convivência com um buldogue.
08. Ter cantado parabéns pro Miguel na festinha da escola.
09. Estréia em reunião de pais e professores.
10. Descoberta, na pele, dos benefícios da acupuntura.
11. Um pedaço de chão.
12. Participação em dois blogs coletivos com gente boa.
13. As sementes de um livro infantil.
14. Adeus às ilusões com o PT - mas ainda acredito que outro mundo é possível.
15. Caminhadas.
16. A banda olindense Eddie.
17. The Meters, de New Orleans.
18. Tudo o que os 2 cães e o gato me ensinaram.
19. O grupo que a seleção brasileira pegou pra Copa 2006.
SEGUE.
Yan acaba de criar um blog pro reizinho da casa dele, Arthur, que deve nascer mais ou menos na mesma época do nosso neném.
A organização não-governamental Global Exchange publicou uma lista com as 14 grandes corporações que mais violam os direitos humanos no mundo. Entre as violações relacionadas incluem-se mortes violentas, privatização da água, tráfico sexual, lucro com guerras, migração forçada, trabalho infantil, degradação ambiental, prejuízo à organização sindical e outros delitos graves. Veja a lista.
CATERPILLAR. Manutenção de contratos com violadores dos direitos humanos, potencializando demolição de casas e fornecendo equipamentos que matam civis
palestinos e ativistas.
CHEVRON. Destruição ambiental, violação de condições de saúde e morte violentas.
COCA-COLA. Mortes violentas, sequestro e tortura, privatização de recursos hídricos e práticas discriminatórias.
DOW CHEMICAL. Criação de armas químicas, publicidade de produtos químicos venenosos, destruição ambiental, problemas de saúde, mortes.
DYNCORP/CSC. Problemas de saúde, devastação ambiental e mortes; ameaça de vidas; abusos físicos; tráfico sexual.
FORD MOTOR COMPANY. Degradação ambiental, mudanças climáticas, guerras por petróleo.
KBR (KELLOGG, BROWN, AND ROOT) (subsidiária da Halliburton Corporation). Sobretaxas e serviços desnecessários aos contribuintes, exploração de pessoas de outros países.
LOCKHEED MARTIN. Estimula e gera lucro com guerras.
MONSANTO. Migração forçada de pessoas, violações da saúde e trabalho infantil.
NESTLÉ USA. Trabalho infantil, repressão de direitos trabalhistas, propaganda agressiva de produtos nocivos, violação de leis da saúde e meio ambiente.
PHILIP MORRIS USA e PHILIP MORRIS INTERNATIONAL. Propaganda intensiva de produtos letais.
PFIZER. Negação do acesso universal a medicamentos contra HIV/AIDS.
SUEZ-LYONNAISE DES EAUX (SLDE), Privatização dos recursos hídricos.
WAL-MART. Violações de direitos trabalhistas, discriminação de trabalho, prejuízo à organização sindical.
Detalhes aqui
O Dalai Lama estreou o seu site pessoal (em inglês) no domingo (11), Dia Mundial dos Direitos Humanos, informa a Info Exame. "Quero levar ao mundo, com a rapidez da nova tecnologia, uma mensagem amor, paz, compaixão e responsabilidade", disse o líder espiritual tibetano. Esse vai pro bookmark.
Esse Zeca do PT não é flor que se cheire. Dois exemplos são suficientes pra revelar quem é o sujeito que governa o Mato Grosso do Sul. Primeiro, defende a construção de usinas de cana-de-açúcar dentro do Pantanal. E agora chega a informação de que a PM de lá, na maior covardia, baixou o cacete em grevistas do serviço público que faziam uma manifestação pacífica. Não é fato isolado.
Recebi da Giane e passo adiante:
O autor é péssimo. Mas a frase é ótima.
"Nunca se explique. Aos amigos, não é preciso. Aos inimigos, não adianta."
Paulo Maluf
Qual é a sua posição política? Preencha este questionário e você tem a resposta num gráfico.
~
Meu resultado: "de esquerda e libertário".
Em maio de 2001 a repórter Adriana Kuchler reuniu, num etílico papo de mesa de bar, três dos principais chargistas de Santa Catarina: Frank Maia, Zé Dassilva e Sérgio Bonson, que morreu na semana passada. Falaram de jornalismo, arte, censura, inspiração e mais um monte de coisa. A entrevista terminou de um jeito inusitado. Esse texto ia ser publicado no Zero, jornal-laboratório do curso de jornalismo da UFSC, mas o jornal não foi impresso e o material permanecia inédito até agora. Bom proveito.
"Você não precisa gostar da nossa música pra gostar do filme". Quem disse foi Luciano, o irmão e companheiro de palco de Zezé Di Camargo, numa entrevista sobre 2 filhos de Francisco. Fui conferir e é bem isso. Continuo não gostando da música deles, mas agora a entendo melhor, consigo enxergar suas origens. E passei a gostar deles, indivíduos. A trajetória da família, casal de agricultores do interior de Goiás que migrou com uma penca de filhos pra periferia da cidade grande, é forte e bonita. Uma história que tem apelo universal e estava esperando pra ser contada no cinema. O filme transpira amor, sonho e esforço de superação - da pobreza e da dor de perdas terríveis. Sensível sem pieguice, mostra Brasil que a gente não tá acostumado a ver nas telas. E que meninos fantásticos os intérpretes da dupla quando crianças! A cena dos dois tocando na rodoviária e a do menino tocando gaita pro pai na roça são primorosas. Talvez o filme pudesse ser um pouco mais enxuto, mas esse é um detalhe menor. Gostei. 88/100.
~
Nos extras, me chamou a atenção uma declaração de Zezé no making-off. Ele diz pra câmera mais ou menos assim: "O mundo é muito mais que aquilo que a gente vê. Não se deixe enquadrar, lute pelos seus sonhos". É por aí.
O bebê é uma miniatura dele mesmo. Tem tudo definido, com cabelos, unhas, sobrancelhas, cílios, orelhas bem formadas e no lugar, olhos bem colocados a frente do rosto , só que ainda não bem abertos. Como está cada vez mais gordo, seus movimentos já não são tão amplos. As suas brincadeiras continuam no seu mundo restrito. Podemos vê-lo brincando com o cordão. Com os pés, com as mãos e chupando o dedo.
Guia do Bebê
Crianças empinam uma 'arraia' (pipa) na comunidade Goiabeira, uma favela miserável sobre as dunas de Fortaleza, com belíssima vista pro mar. Julho de 2003.
A tarde deste domingo foi iluminada por um vídeo belíssimo: Meu tempo é hoje, documentário de Izabel Jaguaribe sobre a vida de Paulinho da Viola, com roteiro de Zuenir Ventura. Paulinho é um compositor excepcional, isso não é novidade. Sambas como Desilusão (que Marisa Monte interpretou no CD Rosa e Carvão), Pecado Capital ("Dinheiro na mão é vendaval...", tema de novela da Globo), Foi um rio que passou em minha vida (homenagem à Portela, de 1970) e tantos outros colocam o artista no pódio dos melhores da música.
Em 1991 eu o entrevistei em Natal, durante uma turnê pelo Nordeste. Ia ser uma coletiva e cheguei mais cedo, pra minha alegria. Tivemos a oportunidade de conversar sozinhos por uma hora no hotel onde ele se hospedava na Via Costeira. Ficou em mim a impressão forte de ter conhecido uma alma iluminada ("Parece que ele vive flutuando sobre o chão", diz uma de suas filhas no documentário; "Ele é capaz de bater papo com a telefonista do 102", conta a mulher dele). Sereno, simples e simpático, filosofalou um pouco de tudo, numa conversa que eu não me importaria que durasse o dia inteiro.
"Meu tempo é hoje" é uma referência a uma frase que Paulinho costuma citar - por sua vez parafraseando o samba de um colega - quando reflete sobre este que é um dos temas recorrentes na sua obra. Ele não é adepto do saudosismo nem pensa muito no futuro, prefere viver o momento com intensidade. Diz que, quanto recorda pessoas ou músicas ou lugares, aquilo tudo está vivo dentro dele no instante atual, o que realmente importa.
O documentário também me pegou emocionalmente por outros lados: as raízes clássicas do samba - Pixinguinha, Jacó do Bandolim - e o cenário musical carioca, que tanto me lembra os dois anos que vivi na cidade maravilhosa. Velha Guarda da Portela, rodas de chorinho e samba, aquele clima de humor, informalidade e poesia transbordante que contagia quem se aventura a ir além do roteiro clássico de Rio. Bom demais.
97/100.
A rainha: amada Laura, agora mãe de dois.
Descoberta genética: minha especialidade é fazer meninos. Menção honrosa: os calçados de Miguel gastam primeiro do lado de dentro, no calcanhar. Como os meus.
O boteco: Ó do Borogodó, em Vila Mariana, Sampa. Ótima feijoada, um contagiante samba de raiz e um lugar de reencontro com amigos queridos.
Menção honrosa: Bar do seu Chico, no Campeche, um dos meus points favoritos de praia na Ilha.
Bola branca: meus amigos-irmãos.
Bola preta: Delúbio e companhia.
TV aberta: A Grande Família.
Menção honrosa: tenho várias desonrosas, mas deixa pra lá.
Rádio: Campeche 104.9 (comunitária), agora retomando as transmissões e com sede própria.
Menção honrosa: previsão do tempo na CBN com Clóvis Correia.
Inspirado na castanha de caju, que ele adora, e com freqüentes recaídas de "bebezice" à medida que o irmãozinho cresce na barriga, Miguel deu um novo apelido carinhoso pra mamãe:
- Tatanha, quero colo.
Tutu não vai à praia, mas chega perto e gosta de apreciar o visual. Essa aí é no Morro das Pedras. Ao fundo, costão da praia da Armação e da Lagoinha do Leste.
O amigo Josemar conta que ao terminar a leitura da matéria, indo virar a página, involuntariamente, sua mão procurou o mouse ao lado do jornal. Fernanda emenda: quando deixou um copo se espatifar no chão, pensou em dar CONTROL + Z.
OMC, desigualdades Norte/Sul e a geopolítica do desenvolvimento: as negociações do Nama e os impactos sobre a América Latina e o Brasil.
Este estudo do Observatório Social mostra por que a proposta dos países desenvolvidos para negociação de Nama (sigla em inglês de acesso a mercado de bens não-agrícolas), debatida na OMC (Organização Mundial do Comércio), não interessa aos trabalhadores brasileiros.
Íntegra (arquivo PDF, 122 páginas, 1,9 MB)
Resumo
Bonson, um dos mestres brasileiros da charge - e meu colega nos bons tempos do jornal O Estado - está lutando pela vida no Hospital Universitário. César Valente, na sua coluna do Diarinho reproduzida no blog De Olho na Capital, publicou uma homenagem a essa figura fantástica e querida. Confira uma charge do nosso Bukowski ilhéu, uma aquarela - sua mais recente linha de trabalho - e uma charge do Frank. Força, Bonson!
Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.
Benjamim Franklin
[via Luimar]
O livro Aventura Arqueológica na Ilha de Santa Catarina, que Alexandre Gonçalves escreveu em parceria com o fotógrafo Victor Carlson, agora também pode ser comprado pelo Submarino. Aventura..., lançado em dezembro de 2003, faz parte da Coleção Rosa-dos-Ventos, da Lagoa Editora, de Floripa.
Porto - Casa da Sorte
Originally uploaded by Puxadinho e outras....
Porto - Casa da Sorte. A foto é de Raul Ribeiro, do blog Puxadinho.
Filme: O jardineiro fiel.
Menção honrosa: Ray.
Livro: A invenção da solidão, de Paul Auster.
Menção honrosa: Despachos do front, Michael Herr.
Viagem: ao Ceará, em julho, pra festa de 80 anos do meu pai.
Menção honrosa: de carro e sem pressa por Pomerode, Corupá, São Bento do Sul, Campo Alegre...
Momento: quando eu soube que vou ser pai outra vez.
Menção honrosa: todas as minhas expirações e inspirações em boa companhia.
Tech destaque: Skype. A revolução na telefonia.
Menção honrosa: Tags. Tou usando no Escambau, Flickr e Delicious. E Google Earth (é a concretização de um delírio de infância).
Som: Eddie, de Olinda. Apresentado pelo Tomate - thanx, dude.
Menção honrosa: The Meters, de New Orleans. Idem idem.
Continua.
Acabo de ler Amigos Absolutos, de John Le Carré, e recomendo. No gênero romance de espionagem, ele é um herdeiro de primeira linha do mestre Graham Greene. O livro conta a história da longa amizade de um inglês com um alemão, que começa numa república de estudantes de Berlin e avança da metade do século 20 até os dias pós 11 de setembro. Literatura de qualidade, focada em temas de relevância. Trata de guerra fria, ativismo, pacifismo versus resistência armada, anti-corporativismo. Tem personagens fortes, bem construídos. As referências a livros de autores anti-sistema já valem a conferida. Quem gostou de O jardineiro fiel vai curtir. 95/100.
junho05 048
Originally uploaded by dveras.
Massagem na praia do Morro das Pedras, Floripa. DVeras, 6 de junho de 2005.
Alguém aí sabe onde encontro um morfador dos Power Rangers em Floripa? Morfador é um celular que eles usam pra invocar a "força animal" e se transformar.
Acaba de chegar à blogolândia o +D1, blog coletivo de um grupo de jornalistas de Santa Catarina. O tema da vez é Verão.
O neném já tem uns 30 centímetros e começa a descobrir o mundo. Sente a membrana da bolsa das águas, brinca com a água, brinca com o cordão. Bebe o líquido e faz xixi. Dá chutinhos na barriga, mexe e remexe. Ouve música e vozes. Em resumo, uma maravilha.
[thanx Guia do Bebê e Pregnancy Center]
Oi! Depois de dois anos blogando acolá, acabo de me mudar. Na real tou voltando a um endereço que eu já tinha usado entre 2002 e 2003 - abandonei por causa de um bug e agora, arrependido depois de penar em uma ferramenta brazuca muito inferior, retorno. A logomarca continua quase a mesma, agora anfetaminada no fotoxópi. A interface cadeira-teclado continua dentro do prazo de validade, embora se aproxime perigosamente dos quarenta. Aos que já me conheciam e insistem em me ler, que bom ver vocês por aqui. Aos que chegam agora, puxem um tamborete aqui pra perto da rede. O bate-papo continua.
Segunda-feira dia 5 tem ato público pelo fim da destruição da natureza em Floripa. Em favor das de restingas, manguezais, praias, lagoas e mata atlântica que estão sendo detonados pelos gananciosos sem que o poder público dê um basta a isso. Vai ser às 14h na frente do Ibama, na avenida Mauro Ramos.
Minhas conversas em outros blogs
Para adicionar o feed deste blog à sua página inicial do Google ou ao Google Reader: