- Tem oito patas, molha e é do céu.
- ...?
- Chuva!
~
- Tem bigode, mia e é do mar.
- ...?
- Gato marinho!
domingo, 29 de novembro de 2009
Brunitezas: adivinhações
sábado, 28 de novembro de 2009
Fosfateira de SC na mídia norueguesa
Santa Catarina foi objeto de reportagem do jornalista Erik Hagen, da ong Norwatch - organização que monitora as atividades das corporações norueguesas pelo mundo -, exibida ontem na tevê nacional da Noruega. A Bunge (americana) e Yara (norueguesa), com apoio do governo do estado de SC, planejam construir uma mina de fosfato que pode detonar a Mata Atlântica em Anitápolis, a 100km de Floripa. O projeto ameaça animais em risco de extinção, mananciais e a segurança da população da região. É tão temerário que foi congelado em liminar concedida pela Justiça Federal e confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4a. Região. As empresas recorreram.
Uma versão escrita da reportagem está no site da Norwatch. O bicho vai pegar no país escandinavo, pois a Yara, por ser parcialmente estatal, é de grande interesse público. E o governo norueguês fica de saia justa, pois no ano passado anunciou a doação de um bilhão de dólares até 2015 para um fundo de conservação da Amazônia. Imagino - talvez esteja sendo otimista em excesso? - que a pressão dos contribuintes vai terminar levando a Yara a rever seu projeto predatório. Quanto à Bunge, até agora, repercussão zero nos Estados Unidos. Alguém aí chama o Michael Moore?
p.s.: Dica pra ler reportagem em norueguês, em tradução automática imperfeita, mas aceitável: abrir o http://translate.google.com e colar no formulário o endereço do site. O resultado está aqui. Dá pra fazer o mesmo com as duas outras partes do texto (1 e 2).
O porco na UFSC
Se você perdeu o lançamento de Espírito de Porco em Florianópolis, tem nova oportunidade de vê-lo. O filme vai ser exibido às 16h de segunda-feira, 30/11, durante o Encontro Arte e Animalidade, promovido pelo Curso de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja a programação.
9h30 - Abertura
Mesa 1
O corpo-roupa de El Astronauta Paraguayo - Evandro Rodrigues
Entre a família e a construção cênica do eu: notas preliminares sobre os animais em biografias e nos auto-retratos de Frida Kahlo - Ana Maria Alves de Souza
“Hermanos” em guerra em El Baldio, de Augusto Roa Bastos - Lênia Pisani Gleize
10h45
Mesa 2
Sociedade de pedras - Caroline Gonzatto
Algumas representações do carbúnculo na literatura platina - Elisângela Aparecida Zaboroski de Paula
O devir-lugar da onça: entre rastros e sobrevivências - Ana Paula Pizzi
14h
Mesa 3
Animan ou lembrança do abraço de Nietzsche - Mª Eleuda de Carvalho
O elefante é outra coisa … - André do Amaral
Os limites do homem e o Outro: por um encontro ético com o inumano - Ana Carolina Cernicchiaro
15h15
Llansol com Viveiros de Castro - Sérgio Medeiros
16h00
Apresentação do filme Espírito de Porco - Piggish Spirit, seguido de debate com o diretor Chico Faganello.
p.s.: O horário é complicado? Seus problemas acabaram! Clique aqui pra comprar o DVD de Espírito de Porco por apenas 15 reais, recebê-lo pelo correio e ver o filme na poltrona da sua casa.
Avner The Eccentric
Vimos ontem o show de Avner Eisenberg na oitava edição de Anjos do Picadeiro, um festival internacional de palhaços. Uma hora e meia de risadas e deleite. Neste resumo do show dá pra ter uma ideia do talento do artista.
A cobertura jornalística da Novembrada
Na próxima segunda-feira, 30, o site www.cotidiano.ufsc.br trará um especial multimídia sobre a cobertura jornalística realizada durante a Novembrada, revolta popular ocorrida em Florianópolis em novembro de 1979. Produzido pelos bolsistas e coordenadores do site, o especial relata o episódio e a apuração dos fatos a partir do ponto de vista de doze jornalistas que estiveram diretamente envolvidos na cobertura da manifestação.
Os Entrevistados
Impresso:
Carlos Damião
Laudelino Sardá
Moacir Loth
Nelson Rolim
Osmar Teixeira
Sérgio Rubim
TV:
Aderbal Machado
Aldo Grangeiro
Roberto Alves
Valter Souza
Rádio:
Antunes Severo
Valter Souza
Foto
Orestes Araújo
Dario de Almeida Prado
Jones Jõao Bastos
Acesse e confira.
Um abraço, Maria José Baldessar e equipe Cotidiano
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Um guarapuvu para Maurice Bazin
Recebi pela lista Campeche e compartilho com todos os que conheceram Maurice Bazin, falecido em outubro.
Nós, os familiares de Maurice Jacques Bazin, convidamos os amigos e camaradas para Celebrar sua vida, com a coordenação do Padre Vilson Groh, que abençoará suas cinzas. Será plantado um guarapuvu em sua homenagem, árvore comum nesta região, que será integrado ao jardim de sua casa, no Campeche.
Dia 27 de novembro de 2009, 6a feira, às 19h30min
Rua Pau de Canela, 1101, Campeche, Florianópolis, SC
Telefone: 48/ 3237-4414
Chegadas: Eric
Pesando 3.460 e medindo 49 cm Eric já está entre nós. Chegou cedinho às 7h35min na maternidade do Hospital Universitário. Mãe e filho estão bem. Laura já passou por aqui e literalmente cobriu o irmão de beijos. Tios, tias e vovós não cabem em si. O pai tá tolo. Mas o melhor, e o que deixa a todos tranquilos é que o nariz é parecido com o da mãe.
EaD e discriminação
Recebi do Rubinho Chaves Vargas, assessor de imprensa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, uma notícia que dá no que pensar: foi aprovado um projeto de lei [pdf] do deputado-professor Sérgio Grando (PPS) punindo a discriminação contra pessoas formadas por meio de ensino a distância. Incrível que, em plena "sociedade da informação", ainda seja preciso estabelecer em lei que ninguém pode ser excluído por causa da maneira como aprende. "Na real é uma posição de protesto de SC contra uma onda nacional de discriminação", comenta o amigo João Vianney, que atua na área há bastante tempo.
Quem já fez cursos a distância de qualidade sabe que é uma grande bobagem achar que essa modalidade de ensino é menos efetiva que a presencial. Banda larga, por si só, não transforma jumento em dotô, mas potencializa coisas incríveis se usada com inteligência e criatividade. A tal "inclusão digital" (quando escuto o termo, me encosto na parede) precisa chegar também às cabeças que tomam as grandes decisões que influenciam a todos. Não com uma abordagem utilitarista rasa, mas com insights que as ajudem a descobrir os saltos evolutivos que podem dar ao se abrir pro mundo.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Miguelices: liberdade, liberdade
Miguel tomou banho e trocou de roupa pra ficar em casa. A mãe falou:
- Filho, essa é roupa de sair.
- Eu sei, eu libertei minha liberdade.
domingo, 22 de novembro de 2009
Álbum de família: subindo no cangote do pai
Esta foto foi tirada na praia de Boa Viagem, Recife, em 1974 ou 75, provavelmente por minha mãe Sara, que vivia clicando. Papai repetia uma das suas diversões favoritas na praia: colocar a gente pra se equilibrar em cima do cangote dele. O espetáculo era manter o equilíbrio enquanto ele ia se abaixando até deitar na areia, e continuar enquanto ele refazia o movimento e ficava em pé outra vez. Meu irmão André segura as mãos dele, apoiado pela mana Lubélia. Eu sou este do canto direito.
O dia-a-dia da educação miguelesca
Surpresa boa: ontem fui explicar pro Miguel (sete anos) o que era um gráfico e ele já sabia. Pegou um papel, traçou linhas e colunas e desenhou pra mim o da produção semanal de lixo reciclável na escola. Palmas pra professora Sara e pra Escola Engenho.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Boa notícia sobre a Barca dos Livros
A Bel Humenhuk (no twitter, @humenhuk) e seus colegas de jornalismo da turma do Paulinho Scarduelli na Estácio estão fazendo assessoria de imprensa para a Barca dos Livros. Ela acaba de me enviar mensagem com uma boa notícia: saiu parte da verba prometida pelo Estado de SC para a manutenção da biblioteca.
O Estado de SC, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, liberou parte da verba solicitada pelo Projeto Barca dos Livros no FUNCULTURAL 2009-segundo semestre. A segunda parcela do Projeto 2009 deverá ser repassada no início de 2010. A verba total é de 200 mil reais, e o FUNCULTURAL só tinha liberado metade. O aprovado agora foram 50 mil reais, ou seja, ainda falta 1/4 do total. Ainda assim, com isso a Barca dos Livros pode manter o programa de incentivo à leitura por alguns meses e poderá continuar pagando a manutenção do Projeto (despesas fixas) e suas atividades. O horário e a programação deverão continuar reduzidos pois a verba do município ainda não foi liberada. O Projeto FUNCULTURAL para 2010 já foi enviado para a Secretaria.
Além disso, a Barca dos Livros é uma das entidades que serão homenageadas pelo Estado de Santa Catarina com a Medalha Cultural Cruz e Souza. A entrega será no dia 24, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho.As próximas atividades da Barca são essas:Sábado de Prosa e VersoUm dia especial para vivenciar a literatura, compartilhar emoções, impressões e novas descobertas. Participação especial de Maria Aparecida Barbosa e Dirce Amarante, tradutoras de "Feitiço de Amor e Outros Contos" e " Contos de Ionesco para Crianças", respectivamente.Dia 21 (sábado), às 18h, gratuitoTerças em ContosEncontros quinzenais do Grupo Permanente de Formação de Contadores de Histórias.Coordenação de Ingo Vargas.Dia 24/11 (terça-feira), às 19h, gratuitoSarau de Histórias – Contos de IlhasVenha compartilhar das mais curiosas e belas histórias de ilhas de todo o mundo. Coordenação: Sergio BelloDia 28/11, 20h, R$ 5,00
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Tempestade em Floripa e o twitter
Nuvens avançando rápido sobre Floripa hoje à tarde, em foto de Marli Henicka. Um pouco antes, por volta das duas, vi um termômetro no centro marcando 42 graus. Tava um calor quase insuportável. De repente tudo virou. O vento veio forte (89 km por hora, segundo o Ciram), tive que correr pra fechar todas as janelas de casa. Pelo twitter - mais uma vez, informação imediata - pessoas em Floripa contavam o que estavam vendo:
16:29 @agenteinforma - No Saco dos Limões, nada de vento. Mas as nuvens escuras já tão dominando a parada.
16:30 @agenteinforma - Atualizando: ventania chegou por aqui.
16:32 @juantunes - RT @PRF191SC Em função dos fortes ventos, 2 caminhões tombaram na BR101 em Laguna. Não houve vítimas. Trânsito flui em meia-pista no local.
16:42 @humenhuck - ventania chegando em são josé também. escureceu tudo de repente.
16:45 @rockarei ouco diversos alarmes de carro na rua. as pessoas olham ressabiadas pelas janelas.
16:46 @anapaulag - a orla de Coqueiros tb já tem tudo revirado.
16:52 @agenteinforma - Bateu o vento e luz foi embora aqui no bairro. Ainda não voltou.
16:57 @rockarei - a criancada se amarra nessas mudancas de clima. na vizinhanca ela se aboletam nas janelas pra ver.
17:08 @juantunes - 89 [km/h], de acordo com a Ciram
17:17 @neiducca - Tive q me agarrar num poste pro furacão não me carregar vindo p a rodo.
17:28 @neiducca - Foi punk. Lojas fechando portas, gente caindo, gritedo, um curta d terror. Agora, na estrada, só chuva.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Novo tradutor do Google
O Google não cansa de se superar. Aperfeiçoou um tradutor de idiomas na web em que você digita o texto numa caixa e a tradução vai aparecendo instantaneamente numa caixa logo abaixo. Há dezenas de línguas disponíveis, do bielo-russo ao croata, do hebraico ao vietnamita... Também dá pra enviar um texto ou digitar o endereço de um saite, que o bichim vai lá e traduz. E mais: se a língua final for o inglês, dá pra ouvir o áudio da frase traduzida, com voz feminina. Testei várias frases com palavrões e funcionou.
[mais uma dica do Galeno]
DVeras Awards 2009: serviços na nuvem
E aqui começa a versão 2009 do DVeras Awards, a tradicional lista dos destaques do ano, eleita depois de extensos debates pela comissão julgadora que coordena as atividades editoriais deste blog: eu mesmo.
Em 2009 conheci vários serviços que funcionam em nuvem. Gostei especialmente de três e continuo usando com regularidade.
3) Zoho Creator. Fui apresentado a esta ferramenta de criação de bancos de dados por José Roberto de Toledo, instrutor de um curso a distância que participei - RAC - Reportagem Auxiliada por Computador, promovido pelo Knight Center for Journalism in the Americas. O Zoho Creator é um recurso interessante para arquivar contatos, consultá-los e filtrá-los conforme o interesse. Pena que a versão gratuita tem recursos um tanto limitados, mas mesmo assim é útil.
2) Evernote. Este também nos foi apresentado pelo Toledo no curso de RAC. Eu já o conhecia há uns meses. Em resumo, é um bloco de notas turbinado. Você registra suas ideias e as coisas que vê, salva e depois pode acessá-las de qualquer computador ou celular conectado à internet onde tenha instalado o software. Tenho usado pra anotar ideias de pauta, poemas, telefones, listas... O site tem vídeos legais mostrando diversas maneiras como as pessoas empregam a ferramenta. Por exemplo, fotografar um post-it com o celular e guardá-lo no arquivo. O programa reconhece caracteres nas imagens! Outra coisa legal é que dá pra organizar as notas em tags e sincronizar com um clique as notas do micro/celular com a web.
E o vencedor do DVeras Award 2009 na categoria Serviços na Nuvem é...
1) Dropbox. Quem me apresentou foi o Galeno. Essa "bolsa mágica" é uma mão na roda pra fazer becape de maneira descomplicada e manter em sincronia seus arquivos em diversos computadores. Funciona na web e com um programinha instalado no micro, que cria uma pasta chamada MyDropbox. Qualquer arquivo que você copiar de seu HD e colar nessa pasta - ou em subpastas lá dentro - é automaticamente uploadeado pra sua conta na nuvem e pros outros micros. Outra funcionalidade bacana é que você pode tornar públicas as pastas de sua escolha - por exemplo, um álbum de fotos pra que toda a família veja. E pode liberar acesso a pessoas específicas, quando quiser transferir arquivos pesados. Bem prático e funcional. Ferramenta especialmente útil pra viajantes.
p.s.: Se você gostou da dica #1 e pretende experimentar o Dropbox, deixe uma mensagem que lhe envio um convite. Assim, ganho um bônus de espaço de hospedagem na versão grátis. ;)
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Brunitezas: viagem a Curitiba e Morretes
Bruno e as 3 coisas de que mais gostou na viagem a Curitiba/Morretes deste fim de semana:
- A escada da cama...
a cadeira do trem...
e o café da manhã na padaria.
~
Ah, a grande novidade é que ele já não precisa de fralda pra dormir.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Ultimate fight journalism
Uma cena patética na esplanada dos ministérios, esse bate-boca entre a repórter da Record e a da Globo por causa da entrevista com um secretário do Ministério de Minas e Energia sobre o apagão. Errou a assessoria de imprensa. Num assunto dessa relevância, tinha que chamar entrevista coletiva. Aliás, faltou bom senso a todos.
~
p.s.: Matéria e vídeo no Comunique-se.
p.s.2: O título deste post é emprestado de um tuit de @exucaveiracover, que propõe a criação de um "reality show" só com brigas de jornalistas. Pode se tornar um sucesso, já pensou?
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Farsa do Advogado Pathelin
Recebi da Beth Karam e passo adiante. Vi a peça há alguns anos e achei bem boa.
O Grupo "Teatro Sim... Por Que Não?!!!" termina a temporada da peça “Farsa do Advogado Pathelin” por 12 comunidades da cidade com espetáculo neste domingo, na SAC-Associação Amigos do Campeche, às 20h30.
O espetáculo é gratuito, pois conta com o patrocínio da Fundação Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio da Caixa Econômica Federal.
A peça é uma divertida história de um advogado que engana um comerciante e que por sua vez é enganado por um cliente Tem um ritmo ágil e retrata de uma forma leve e alegre a rede de intrigas e hipocrisias que se forma entre os personagens que, com bajulações e mentiras, tentam levar mais vantagens em proveito próprio. Temas como corrupção, justiça (ou a falta de), religião, entre outros, são assim retratados de uma forma que faz rir, mas também refletir.
Considerada uma das obras-primas do gênero farsesco, “Farsa do Advogado Pathelin” é de autoria desconhecida. Escrita na Idade Média, por volta de 1460, era apresentada na rua, em praças públicas, num contato bem direto com o público. Os personagens retratados no palco tinham estreita semelhança com a platéia – o bêbado, o louco, o marido traído, a esposa ciumenta, o mercador, o artesão – e, o enredo, geralmente bastante simples, reproduzia temas cotidianos. Podia ser um acontecimento ocorrido na aldeia, ou um caso envolvendo um nobre da Corte, mas sempre de forma bem humorada e descomplicada.
Desde dia 16 de outubro, quando iniciou a temporada por 12 comunidades da cidade de Florianópolis, a peça foi encenada em vários locais – em palcos montados em associações comunitárias, salões paroquiais, centros comunitários, clubes sociais e escolas públicas - mostrando que há uma estrutura possível de ser utilizada para fazer chegar o teatro mais próximo das comunidades.
O Grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!! estreou essa peça em 1996, com verba recebida de um edital do governo do Estado. Desde então, foram mais de duas centenas de apresentações e participações em diversos festivais no país. Em 2006 e 2007, foi o espetáculo escolhido para uma turnê por 26 cidades do interior de Santa Catarina.
NOVEMBRO
Entrada Franca / 20h30
Dia 15 – (Domingo) – SAC – ASSOC. SOC. AMIGOS DO CAMPECHE
Trav. da Liberdade, s/n - Campeche
CONTATOS:
TEATRO SIM... POR QUE NÃO?!!!
Fone (48) 9972-3052 / e-mail: teatrosim @ hotmail.com
sábado, 7 de novembro de 2009
"Sequestro estilo Camorra"
Vídeo da manifestação à qual Yoani Sanchez foi impedida de participar.
A filóloga e blogueira cubana Yoani Sanchez foi sequestrada e espancada ao se dirigir para uma marcha contra a violência. Ato infame da polícia política de um regime que está caindo de podre. Recomendo ler a íntegra do texto de Yoani. O início:
Cerca de la calle 23 y justo en la rotonda de la Avenida de los Presidente, fue que vimos llegar en un auto negro –de fabricación china– a tres fornidos desconocidos: “Yoani, móntate en el auto” me dijo uno mientras me aguantaba fuertemente por la muñeca. Los otros dos rodeaban a Claudia Cadelo, Orlando Luís Pardo Lazo y una amiga que nos acompañaba a una marcha contra la violencia. Ironías de la vida, fue una tarde cargada de golpes, gritos y malas palabras la que debió transcurrir como una jornada de paz y concordia. Los mismos “agresores” llamaron a una patrulla que se llevó a mis otras dos acompañantes, Orlando y yo estábamos condenados al auto de matrícula amarilla, al pavoroso terreno de la ilegalidad y la impunidad del Armagedón.
Me negué a subir al brillante Geely y exigimos nos mostraran una identificación o una orden judicial para llevarnos. Claro que no enseñaron ningún papel que probara la legitimidad de nuestro arresto. Los curiosos se agolpaban alrededor y yo gritaba “Auxilio, estos hombres nos quieren secuestrar”, pero ellos pararon a los que querían intervenir con un grito que revelaba todo el trasfondo ideológico de la operación: “No se metan, estos son unos contrarrevolucionarios”. Ante nuestra resistencia verbal, tomaron el teléfono y dijeron a alguien que debió ser su jefe: “¿Qué hacemos? No quieren subir al auto”. Imagino que del otro lado la respuesta fue tajante, porque después vino una andanada de golpes, empujones, me cargaron con la cabeza hacia abajo e intentaron colarme en el carro. Me aguanté de la puerta… golpes en los nudillos… alcancé a quitarle un papel que uno de ellos llevaba en el bolsillo y me lo metí en la boca. Otra andanada de golpes para que les devolviera el documento. (...)
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
O Abraço Corporativo ganha prêmio em SP
O Abraço Corporativo, do jornalista e diretor estreante Ricardo Kauffman, ganhou ontem menção honrosa na 33a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme, que narra os esforços do consultor de RH Ary Itnem para se promover na mídia, tem uma característica singular: é um "documentário com ator". O protagonista é interpretado pelo meu irmão Leonardo Camillo. "O Abraço Corporativo é produto de cinco anos de trabalho, patrocinado exclusivamente pela vontade da equipe de realizar o projeto", diz Kauffman. Veja o trailer
terça-feira, 3 de novembro de 2009
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Literatura em Joinville
Joinville Literária - autores contemporâneos joinvilenses e suas obras.
http://www.joinvilleliteraria.com.br/
Uma dica do Norberto Hoff.