quinta-feira, 28 de setembro de 2006

A página mais engraçada da Wikipedia...

...é justamente a que reúne os trechos apagados que os gaiatos inserem nos verbetes. Algumas pérolas:

Anônimo
É o nome de um dos maiores vândalos da história da Wikipédia. Desde que foi criada, Anônimo tem editando artigos esdrúxulos e ridículos, que em nada condizem com os reais objetivos da Enciclópedia. Seu sobrenome infelizmente continua encoberto, mas, graças a trabalhos de investigação, descobriu-se que Anônimo é ajudado por seu irmão, o hacker Pseudônimo (este não é seu nome verdadeiro). (...)

Dragão

As principais raças de dragões são:
Ceu - Vivem na china, lungis.
Terra - Vivem nos desertos, no oriente medio.
Agua - Não pressiso dizer nada.
Fogo - Vivem na Inglaterra e porssimidades.
(Todos cospem fogo, ate os da agua)

Filhote
Filho de uma mãe.

Floresta Boreal
a floresta boreal é composta dos borealismos boreáticos bucolistas que se estendem por toda a conjuntura socio_economica brasiliera que se propaga atrave´s do chocolate quente derramado na tundra.

Observatório Europeu do Sul
Eu tenho diversas idéias sobre vários assuntos como a possível descoberta da cura do Câncer e da Aids,e tenho uma teoria bastante provável sobre o passado,o futuro dos planetas do sistema solar assim como as suas origens, que é diferente das teorias atuais e também planos para os países subdesenvolvidos.Se voçe tem algum interesse nessas idéis ligue (67)Oxx 9964xxxx, moro em Costa Rica-MS e estou falando sério.A ùnica coisa que quero é provar minhas teorias,ja que tenho 15 anos e sou um cientista amador.

Pinta slip

Denomina-se "Pinta Slip" todo ser proposto por ele mesmo, a reencarnar a cada 100 anos para difundir a genética com cromossomos sem limites de insanidade. Um DNA envolvendo 25 pares de cromossomos onde 28,3333% de sua massa é composta por ródio. Seus principais alcalóides são a Ibogaina, Adrenalina, Tetrahidrocanabinol. (...)

Idéias soltas para uma vida melhor

Alguns conceitos de invenções que a Laura tem nas horas vagas. Um dia vamos ficar milionários com isso.

  • Restaurante japonês pra camioneiro.
    Comida boa e saudável em pratos enoormes.
  • Gúgol doméstico.
    Localiza as coisas que a gente perde em casa.
  • Gúgol "seu rosto não me é estranho"
    Liga o nome à pessoa e vice-versa.
  • Gúgol assobio.
    Você assobia e ele diz a letra e autor da música. Parece que já inventaram esse.

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

O medo do certo é o treco do demo

Pesquei na Wikipedia esses palíndromos - frases que podem ser lidas tanto da esquerda pra direita como ao contrário. O do título não lembra Guimarães Rosa?

"Ana, case, esse é sacana"

"Me vê se a panela da moça é de aço, Madalena Paes, e vem"

"Seco de raiva, coloco no colo caviar e doces." (Rômulo Marinho)

"A droga do dote é todo da gorda." (Rômulo Marinho)

"A diva em Argel alegra-me a vida." (Rômulo Marinho)

"A dama admirou o rim da amada"

"Asnos levam a amável sonsa"

"Reverta é verbo, O vivo breve é, Sabe bem ama-lo o Lama, Me beba se é verbo vivo, O breve atrever." (Rogério Duarte Filho)
Palíndromos são um exemplo de escrita constrangida, técnica literária em que o escritor obedece certos padrões pra obter efeito estético - por exemplo, microcontos, versos decassílabos, textos sem verbos ou começando só com uma letra.

De bom senso, arranhões e mentiras

Três momentos de um passeio aleatório pela Wikiquote:

"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam conosco."
François de La Rochefoucauld (1613-1680)

"Foi dito por alguém que não há ordem ou momento exatos entre o abraço, o beijo e as pressões ou arranhões com as unhas ou dedos, mas que todas essas coisas devem ser feitas, de um modo geral, antes que a união sexual se concretize, ao passo que as pancadas e a emissão dos vários sons devem ocorrer durante a união. Vatsyayana, entretanto, pensa que qualquer coisa pode ocorrer em qualquer momento, pois o amor não se incomoda com o tempo ou ordem."
Kama Sutra

"Se queres transformar-te num homem de letras, e, quem sabe um dia escrever Histórias, deves também mentir, e inventar histórias, pois senão a tua História ficaria monótona. Mas terás que fazê-lo com moderação. O mundo condena os mentirosos que só sabem mentir, até mesmo sobre coisas mínimas, e premia os poetas que mentem apenas sobre coisas grandiosas."
Umberto Eco, em Baldolino.

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Mini(ani)malista

Gatinho foi visitar pintinho no hospital...
O gatinho:
- Mió?
O pintinho:
- Pió

[piadinha infantil da Drica Martorano, via Frank]

Votar ou anular

Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece - um dos mais bem escritos blogs brasileiros - aponta argumentos sólidos em favor do voto consciente, num texto com vários links de utilidade pública pra quem ainda não decidiu o voto. Ele também usa como "último e mais persuasivo apelo" esta tirinha de Calvin e Haroldo. Faz sentido.

Não seja imbecil, vote consciente

Ah, quer dizer que você acha que todo político é ladrão e que se você votar nulo e deixar de participar do "corrompido processo eleitoral" estará ajudando o Brasil a se tornar um país melhor? Com o devido respeito, não posso deixar de expressar minha opinião: você é uma besta.

(...)

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

O riso de Curitiba

Enfim um humorista engraçado. O curitibano Diogo Portugal , no melhor estilo Seinfeld com tempero brasileiro, é garantia de boas risadas. No youtube tem uma apresentação dele no Programa do Jô, com cerca de dez minutos. Sem o Jô.

De estrada e sonho

"O que faz andar a estrada? É o sonho. Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva. É para isso que servem os caminhos, para nos fazerem parentes do futuro".

(personagem Tuahir, em "Terra Sonâmbula", de Mia Couto)
[Via Ana Cláudia Menezes]

domingo, 24 de setembro de 2006

Cantarolando com Miguel


Alecrim, Alecrim dourado

Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Segredos e arte


O blog PostSecret é um projeto de arte em que pessoas enviam anonimamente seus segredos inconfessáveis em cartões postais feitos em casa. Muito bom!

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Bizarrices cotidianas

Agora há pouco, no xópim, um homem caminhava pra saída e, de repente, começou a marchar. :)
~
Bom finds. Parece que vai dar praia.

De PT, lulismo e movimentos sociais

Fernando Evangelista me escreve de Malta pra comentar o que escrevi aqui sobre a sangria do PT.

Caro Dauro,

Gostei da tua análise sobre o PT. Discordo de duas, tres coisas: a eleição para presidente do partido no ano passado, na minha opinião, não era uma possibilidade de virada de mesa. O tempo da virada já passara há tempos. O lulismo, essa coisa sem projeto, sem ética, sem nenhum compromisso histórico ou moral, parece mais disseminado do que se imagina. Pensar que a eleição para presidente do partido poderia mudar os rumos é uma maneira de dizer que o que acontece na cúpula do governo, na cúpula do partido, é só uma “degeneração localizada”. Não acho. E não acho porque não vejo um movimento, nisso que chamam de base, dizendo “chega, fomos longe demais”. Os idealistas já se foram, antes mesmo da Heloísa Helena ser expulsa. Depois, quando já não tinha mais jeito, o resto se mandou. Uns vão porque têm ética e vergonha na cara, outros vão de maneira oportunista, como é o caso do Plínio de Arruda Sampaio que perde a eleição e muda de partido e ninguém questiona o absurdo do gesto. Num dia, ele pede votos para mudar o PT, porque o partido isso e aquilo, nosso PT e blá blá blá, no dia seguinte vai para o PSOL. Era nele que se depositava a esperança de uma virada? Tá tudo errado.

No final da tua mensagem, falas que o povão vota no Lula independente do partido. O povo – também há muito tempo - vota em qualquer um, independente do partido. Aliás, o povo vota no Lula independente do Lula. O Lula é protegido por teflon, não pega nada: nem críticas, nem idéias, nada. Só a sede de poder. Frei Betto, que também foi enganado pelo lulismo, diz que as pessoas não mudam quando chegam ao poder. Elas se revelam.

No final da mensagem (outra vez), falas que esse novo escândalo vai ter impacto “grande” na política brasileira e nos rumos do próximo governo. Acho isso uma bobagem. Se estivéssemos no primeiro grande escândalo, aquele do Waldomiro, poderia até concordar contigo. Mas mudou alguma coisa o escândalo do Waldomiro? Mudou alguma coisa a história do mensalão? Mudou. O governo Lula subiu na aprovação dos eleitores. E ainda no final escreves - porque a esperança não morre – sobre a possibilidade que, dessa podridão toda, apareça uma “nova esquerda”. Minha esperança é que as pessoas comecem a perceber que essa democracia que vivemos é uma farsa, que os partidos não representam coisa nenhuma e que é hora de tirar a bunda da cadeira. Eu acredito nos movimentos sociais.

Acho que só os movimentos sociais podem começar uma virada de mesa. O problema é que os movimentos estão em crise de identidade, não sabem o que fazer, como se posicionar diante do governo Lula. É compreensível, mas o tempo, por bem ou por mal, vai mostrar que o lulismo, construído também por eles, foi um grande erro. Então, espero que os movimentos se fortaleçam e radicalizem seus métodos de luta. Radicalizar como? Através da desobediência civil não-letal. Pra mim, esse é o caminho.

Já roubaram a memória do povo, a história, a cultura, a identidade e a educação. Tudo isso levado ao extremo pelo regime militar. Aí veio o FHC ... e agora o lulismo que tá roubando o que resta da ética e da dignidade. Os movimentos sociais podem exigir todas essas coisas de volta, na marra.

Ufa! Ficou grande, né?
Abração, fernando

Bem-vinda, primavera

O cio da terra

(Milton Nascimento e Chico Buarque)

Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão

Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel

Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Matou o Cinema e foi ao Governador

O longa-metragem de ficção Matou o Cinema e foi ao Governador estréia sexta-feira, 22, às 19 horas, no Cinema do CIC. Com dez episódios, cada um escrito e dirigido por um diretor, foi idealizado pelo cineasta Marco Martins pra "questionar a forma ditatorial como é conduzida a rarefeita política pública do governo para a cultura", conta o Fábio Brüggemann, um dos diretores.

Do dia: conselhos

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Pablo Neruda

O dossiê e as batalhas do PT

Texto no blog de Luis Nassif ajuda a entender o caso da compra do dossiê.

A sangria do PT

Esse novo escândalo mostra que o PT como instituição ética tá sangrando de morte faz tempo. Ano passado perdeu a chance de fazer uma refundação, de salvar o patrimônio representado pelos milhões de militantes honestos e idealistas. Em vez disso a direção deu a bênção à falta de caráter. Uma sacanagem com quem vota em Lula desde 89 e com um monte de gente séria que faz o partido.

Faltou autocrítica. Sobraram arrogância, sede de poder e burrice, pra dizer o mínimo - vamos ver onde vai dar o rastro do dinheiro. Acho que isso tudo não vai ter impacto na reeleição de Lula. O povão vota nele independente do partido. Mas vai provocar mudanças grandes na política brasileira e nos rumos do próximo mandato. Talvez no fim das contas seja saudável pro país. Nova nova esquerda? A ver.

Os nomes da crise


Os nomes dos envolvidos nesse novo escândalo são piada pronta pros chargistas.

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Oriente Médio - um retrato


A edição especial da revista Caros Amigos que chega às bancas hoje traz o dossiê Oriente Médio – um retrato da região. Entre os destaques, reportagem do amigo Fernando Evangelista, - formado em jornalismo aqui da Unisul -, que cobriu a recente guerra do Líbano com o fotógrafo italiano Matt Corner.

Renato Pompeu traz “as lições que ninguém aprende”: a história do Oriente Médio e a situação atual de cada um dos seus dezoito países, mais um mapa do poderio militar de cada um e os mais ricos em petróleo; José Arbex Jr. - meu professor em um curso de especialização em 1992 - narra a disputa pelo controle do petróleo. Em outro artigo, vê a derrota de Israel e dos Estados Unidos frente à opinião pública.

Marina Amaral entrevista dois expoentes das comunidades árabe e judaica no Brasil, Helmi Nasr e Fiszel Czerisnia. Marcos Zibordi visita bairros paulistanos onde árabes e judeus convivem na boa. A revista traz também entrevistas com Tariq Ali, Marc Garlasco (pesquisador da Humam Rights Watch) e Stephen M. Walt (professor da Universidade de Harvard e autor de um artigo polêmico sobre o lobby de Israel); artigos de Georges Bourdoukan, Gershon Knispel e Silvio Tendler; e uma amostra das artes árabes e judaicas.

[com infos de Sofia Amaral]

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Uma microcrônica do novo escândalo


Frank em mais uma síntese inspirada.

No DVD: Uccellacci e Uccellini

Vi ontem Gaviões e Passarinhos, de Pasolini, que em 1966 concorreu à Palma de Ouro em Cannes. É uma parábola sobre o universo dos marginalizados e o discurso dos intelectuais de esquerda. Pai e filho, proletários, viajam a pé e são acompanhados por um corvo falante. O animal faz reflexões filosóficas e lhes conta a história de dois monges seguidores de São Francisco, encarregados pelo santo de converter gaviões e passarinhos. Algumas passagens são datadas, disparam contra alvos daquela conjuntura dos anos sessenta. Mesmo assim vale conferir o humor ferino e a crítica política do diretor italiano, que, como a abertura do filme diz, "colocou a reputação em risco" ao dirigir o filme. 93/100.

Maravilhas da tecnologia

Muitas tecnologias de comunicação não fazem a mínima diferença pra mim. O celular com tevê, navegador na web e hino do Corinthians, por exemplo (se ao menos coçasse as costas). Mas eu tiro o chapéu pra outras, como a telefonia voip. Ontem fiquei meia hora conversando pelo Skype com um amigo que vive na Itália, nós dois com webcams. Nossos filhos aproveitaram pra se conhecer e mostrar seus bichos de pelúcia. Semana passada coloquei esse mesmo amigo da Itália em contato com outro que vive nos Estados Unidos. Eles não se falavam há anos. Fizemos um rápido bate-papo a três, foi maneiro.

Os jornais contra-atacam

Bélgica restringe links no Google News

LONDRES/BRUXELAS (Reuters) - O Google foi instruído por um tribunal belga a deixar de reproduzir trechos de artigos de jornais em francês, decisão que constitui uma repressão sem precedentes a uma prática comum na Internet, em defesa dos direitos autorais.

A queixa contra o mais popular serviço mundial de buscas foi apresentada pela Copiepresse, uma organização que administra direitos autorais para a imprensa da Bélgica, tanto para material em alemão quanto em francês. (...)
Reuters - via Info Exame

sábado, 16 de setembro de 2006

Sai justa em entrevista (vídeo)

O repórter foi entrevistar o cara dos Los Hermanos e ouviu o que não queria. O que cê acha? Despreparo de um ou grosseria do outro? Ou as duas coisas ou nada disso?

[pesquei no Aloha do Nando]

Partidas: Oriana Fallaci

A jornalista e escritora italiana Oriana Fallaci morreu de câncer na quinta-feira 14, em Florença, aos 77 anos. Suas obras são leitura de alto proveito pra quem se interessa por jornalismo, política e história. Ela cobriu a guerra do Vietnã, o Oriente Médio e a América do Sul. Ficou famosa por suas entrevistas com líderes mundiais, vários do mundo árabe. Dela li só um livro, suficiente pra reconhecer sua grandeza no mundo das letras: Um homem (1979). É a história de Alexander (Alekos) Panagoulis, revolucionário grego que se opôs à ditadura militar de Papadopoulos e tentou matar o ditador em um atentado a bomba. Foi preso, torturado, exilado e perseguido, mas nunca desistiu da causa. Era respeitado pelos carcereiros por ser impossível de dobrar. A jornalista terminou se apaixonando pelo biografado e viveram juntos por um tempo, antes que ele fosse assassinado. Um belo retrato, sem retoques, de um homem digno. Nos últimos anos os escritos de Fallaci provocaram controvérsia ao criticar a cultura do islã.

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Anotação de leitura: experiências de vida

Quando observamos como algumas pessoas sabem gerir sua experiências - suas experiências insignificantes, do dia-a-dia - de tal modo que elas se tornem um solo arável que produz frutos três vezes ao ano, enquanto outras - e como essas são numerosas! - são arrebatadas pelas grossas ondas do destino, pelas correntes mais multifacetadas dos tempos e das nações, e ainda assim estão sempre à tona, como uma rolha de cortiça, acabamos sendo tentados a dividir a humanidade numa minoria (ínfima) dos que sabem extrair muito do pouco e uma maioria dos que sabem extrair pouco do muito.
Nietzsche, citado por Alain de Botton em A arte de viajar

~

Às vezes me sinto uma rolha de cortiça. Aí aproveito a lembrança e abro um bom tinto.

Google, educação e meio ambiente

Notícia do BlueBus, que pegou do MediaGuardian:

Uma parceria com o Environmental Program das Naçoes Unidas vai permitir que usuarios do Google Earth vejam imagens de areas do planeta que sofrem destruiçao ambiental. Vai mostrar o 'antes' e o 'depois', voltando no tempo em até 30 anos. As regioes com registro de destruiçao incluem o desmatamento da Amazonia.
Um grande recursos pedagógico pra educação ambiental!
~
Dia desses descobri um lance maneiríssimo no GoogleEarth: uma ativa comunidade de nerds, fissurada no programa, cria cenários 3D pra várias cidades do mundo. Dá pra ver, por exemplo, o castelo de Praga e circular em torno dele.

Old friends

Meu primeiro vídeo no youtube. Totalmente caseiro e despretensioso. Mostra a Tutu brincando com o Branquito. Em 24 horas já tinha sido visto por mais de mil pessoas.

Jabuti 2006

Saiu o resultado do Prêmio Jabuti. Cinzas do Norte, do amazonense Milton Hatoum, ganhou na categoria ficção. Carmen - Uma Biografia, do carioca Ruy Castro, levou em não-ficção. Gabriel Pensador recebeu o prêmio de melhor livro infantil por Um Garoto Chamado Rorbeto.

Li Cinzas do Norte. Prêmio merecido. Semana passada li também de Milton Hatoum Dois Irmãos. Poderoso. E há uns anos, Relato de um certo oriente, o romance de estréia e pra mim o melhor de todos. Os temas são recorrentes: transformações da Amazônia, migração, famílias com vínculos fortes e conflituosos. Um dos melhores escritores brasileiros, sem dúvida.

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Lendo

Nove noites, de Bernardo de Carvalho. Em 2003 ganhou o prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira, junto com Pico na Veia, de Dalton Trevisan. História sobre a investigação da morte em 1939, por suicídio, de um antropólogo que estudava índios no Brasil. Faz referências a Coração das Trevas, de Joseph Conrad, e aos relatos de Bruce Chatwin. As primeiras vinte páginas já me fisgaram.

Tutty Vasques, inspirado

Luto oficial

O Brasil vive ainda a comoção do enterro do coronel Ubiratan.
A data de ontem será para sempre lembrada por aqui como o “111 de Setembro”.

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Ainda não ouvi, mas já gostei

Um recado do Caio Cambalhota pros amantes da música boa:

Senhores, senhoras e rapaziada em geral:
AUMENTA O SOM!!!
Coletivo Operante volta ao palco do Bar Drakkar no próximo sábado, dia 16 de setembro, para tocar coracões e mentes com seu ROCK POPULAR BRASILEIRO e pitadas de samba-reggae-ska-frevo-funk-afoxé-psicodélico de raiz.
Caio Calderão, Luiz Maia, Ulysses Dutra, Luciano Py e Guilherme Ledoux mandando aquela brasa!
Ingressos a preços de ocasião. Apareçam, porque sábado é dia de celebração e quem fica parado é poste.
MÚSICA E AMOR PARA TODOS.

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Eles estão chegando?

O ufólogo Jan Val Ellam, pseudônimo do executivo potiguar Rogério de Almeida Freitas, autor de mais de 15 livros sobre espiritualidade, fez duas previsões fortes em entrevista à revista UFO. Seres cósmicos lhe pediram para transmitir o aviso de que, entre 3 e 5 de outubro de 2006, pode acontecer uma grande catástrofe no Oriente Médio, de origem nuclear, biológica ou química. Esse desastre ainda pode ser evitado.

Em seguida, entre novembro de 2006 e abril de 2007, vai ocorrer a primeira visita oficial de seres alienígenas aos humanos. Será "objetiva, clara, inequívoca, filmada e retratada, porém rápida, talvez de algumas horas ou menos". Outras se seguiriam. Ele diz que esse fato marcará o primeiro momento da tão esperada reintegração de nosso planeta ao intercâmbio cósmico. O ufólogo afirma não ser crente nem movido por fé religiosa. Está apenas cumprindo um pedido explícito dos "irmãos cósmicos".

Aqui tem um trecho da entrevista.

Elas estão chegando

Baleias no Morro das Pedras ontem. Fotos do Victor Carlson.

Protesto contra mordaça

A ong Repórteres sem Fronteiras divulgou comunicado de protesto contra três casos de censura à liberdade de imprensa no Brasil, entre eles a apreensão da revista do Observatório Social.

Há cinco anos

Em 11 de setembro de 2001 estávamos, Laura e eu, tomando café da manhã em nosso apê em Botafogo, no Rio, com os amigos franceses Jerome e Veronique. Tocou o telefone e Marques disse pra gente ligar a tevê. Pouco depois chegou David, amigo americano, completamente transtornado. Um dia pra nunca esquecer.

Letrados e iletrados

"Em 1998, num encontro sobre literatura e educação, o advogado, professor e escritor Diógenes da Cunha Lima contou que, quando jovem, foi uma espécie de ajudante de Luís da Câmara Cascudo. Certo dia, aproveitando-se da ausência do mestre, perguntou a Anália, empregada da casa há mais de cinqüenta anos e analfabeta de pai e mãe, se, na opinião dela, Câmara Cascudo era mesmo tudo aquilo que se dizia, um homem de grande cultura, um verdadeiro sábio. Segundo o relato, a mulher parou de varrer, fez um muxoxo e segredou baixinho, balançando a cabeça:

– É não! Estuda a noite inteirinha!"
Ricardo José Duff Azevedo. Abençoado e danado do samba - tese de doutoramento defendida pela FFLCH-USP em 2004. P. 18

[via Tutaméia]

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Pausa pra um chocolate quente

DVeras em Rede entra em recesso de uma semana. Você pode aproveitar pra ler uns continhos que pendurei aí do lado, conhecer meus blogamigos, dar uma navegada pelos sites que ando visitando... E deixar o seu alô.

Até mais ;)

Chegadas: Lígia

Lígia, filha de Maurício Oliveira e Cris Fontinha e mana caçula do Laurinho, nasceu hoje às 8h45, pesando 3,5 kg e medindo 49 cm. Cheia de saúde. Papai Maurício promete fotos em breve.

Fechado pra balanço

O +D1, blog coletivo do qual participo, vai fazer uma pausa pra uma reformulação geral de ferramenta e leiaute. Em breve, novas novidades e emocionantes emoções.

De dieta e aniversários

No sábado, pela primeira vez Bruno variou a dieta de leite materno: chupou uma tangerina. Hoje ele comeu meia maçã e em seguida caiu no sono.
~
Dia 3 foi aniversário de três anos do felino Branquito - e de sua irmã Lili Marlene, que vive do outro lado da Ilha com Marli, Acácio e Akira.
~
Aos meus chegados que completaram anos neste fim de semana, beijos, abraços e saudades. Melhor não publicar nomes, datas nem números de cartão de crédito aqui, né? ;)

Liberdade, essa palavra

Documentário em vídeo aponta o governo de Minas Gerais como responsável por censura a reportagens desfavoráveis na mídia e pela demissão de jornalistas que incomodaram. Foi apresentado no dia 28 de junho de 2006 como projeto de final de curso de jornalismo, na UFMG, por Marcelo Baêta. Há também uma resposta no youtube. O governo alega que o documentário editou as falas dos entrevistados fora do contexto e tem finalidade política.

domingo, 3 de setembro de 2006

Censura no Amapá e campanha Xô Sarney

Mais um atentado contra a liberdade expressão. O blog da jornalista Alcinéa Cavalcante foi censurado pela Justiça Eleitoral porque suas críticas incomodaram o senador José Sarney. Alcinéa então o republicou em servidor fora do Brasil. Tudo começou com um desenho feito pelo cartunista Ronaldo Rony, conta Alexandre Inagaki em um ótimo resumo do caso no Pensar Enlouquece. A mordaça ganhou repercussão internacional e turbinou a campanha "Xô Sarney" pela blogosfera. Se essa moda de censura pega...

Carta em blog

Estréia nesta segunda o blog de um dos mais respeitados jornalistas do Brasil, Mino Carta. Escrevendo numa Olivetti. Muitíssimo bem-vindo!

Domingão de inverno

Domingão de inverno (10)No barco-ônibus, voltando da Costa da Lagoa, depois de uma trilha com os amigos num domingo gelado. Floripa, agosto/06.
Foto: Alan Bike.

sábado, 2 de setembro de 2006

Blogueiros e a lei

Leitura obrigatória pra quem tem blog:

Algumas noções de Direito para blogueiros, por Túlio Lima Vianna e Cynthia Semíramis Vianna, no Observatório da Imprensa.

Dica de Wilson Doll na lista Blogosfera.

Ouvindo: Bia Bedran

Conheci o trabalho da artista niteroiense Bia Bedran há um ano, em um show numa praça do centro de Fortaleza. Fiquei encantado com o talento dela pra cantar e contar histórias infantis. Músicas pra pais e filhos curtirem juntos.

Anotação de leitura: de viagem e ritmo

"Nenhuma mudança de um lugar para o outro a cem quilômetros por hora irá nos deixar mais fortes, mais felizes ou mais sábios. Sempre houve mais no mundo do que o que os homens conseguiam ver, por mais devagar que andassem. E não enxergarão nem um pouco melhor a alta velocidade. Os aspectos realmenre preciosos são o pensamento e a visão, não a velocidade. À bala de nada adianta ser veloz; e a um homem, se ele for um homem de verdade, não prejudica em nada ir devagar, pois sua glória não está de modo algum em ir, mas em ser".
John Ruskin, no século 19, citado por Alain de Botton em A Arte de Viajar.

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Assalto

Uma empresa pra qual meu irmão Leo presta serviços de dublagem em São Paulo foi assaltada esta manhã por homens armados. Ele e outras pessoas foram mantidos reféns num quartinho por meia hora. Não houve violência física. Os ladrões levaram equipamentos eletrônicos bem caros. Tinham até fotos do que queriam.

Nota da Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou ontem uma matéria sobre a censura à revista do Observatório Social. Ao final, recomenda a seus associados:

Solicitar à juíza Lucia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva que revise a sua decisão, visto que a medida infringe o direito à liberdade de expressão por se tratar de um tema de interesse público.

Dirigir-se ao:

Fórum Bernardo Pereira de Vasconcelos
Endereço: Rua Padre José Marcos Pena, 64 – Ouro Preto – Minas Gerais
Fone: (31) 3551-2344 e 3551-3659
Fax: (31) 3551-1880
~

UPDATE:

Também manifestou apoio o Instituto Prensa y Sociedad (IPYS), organização com sede no Peru dedicada à defesa do jornalismo independente. O IPYS enviou um alerta para profissionais de comunicação de diversos países.

Imprensa e Judiciário

O comentário de Luciana sobre o post abaixo abre um debate interessante sobre os limites da imprensa e do judiciário no Estado Democrático de Direito.