domingo, 31 de agosto de 2008

Bossa Nova em Floripa

Recebi e reproduzo, sem tirar nem pôr, o toque pro show da Julie no dia 12:

Depois de uma temporada de sucesso no Teatro da Ubro, com quatro noites lotadas em abril e maio deste ano, Julie Philippe e Luiz Zago fazem agora no Teatro Álvaro de Carvalho a última apresentação do ano do show 50 Anos da Bossa Nova.

Julie, 20 anos, na voz e Zago, 26 anos, no piano, prepararam uma nova versão do show, com mais músicas e convidados.

A pesquisa conduzida pelos dois tem releituras muito próprias de clássicos de Tom Jobim (Wave, Garota de Ipanema, Chega de saudade), Vinicius de Moraes (Insensatez) e Carlos Lyra (Lobo bobo, Você e eu), ao lado de pérolas raras de outros gênios da Bossa, como Newton Mendonça, Roberto Menescal e o catarinense Luiz Henrique Rosa.

O retrato traçado pelos dois jovens demonstra nas próprias canções do período as influências da música erudita, do blues, do jazz e do samba. O violonista e cantor Luiz Meira, e a maestrina e flautista Mirian Moritz vão fazer uma participação especial no show.

Data: 12 de setembro (sexta-feira)
Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia.
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) - Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro.
Venda antecipada no TAC: a partir do dia 1/9.
Horário: a partir das 21h.
Informações: 3028 8070

Veja aqui uma das músicas do show

Blog Day

Blog Day 2008
Hoje é 31 de agosto, o Blog Day. Minhas cinco indicações:

  1. Vida de Frila, de Maurício Oliveira, sobre o seu cotidiano de jornalista freelancer e suas andanças por esse Brasilzão. Texto e humor de primeira.
  2. Bounteous Clefage. Blog do músico Tony Clef, de Massachussetts, USA. Grande violonista, com arranjos geniais dos Beatles e bossa nova. Confira no youtube o nick troubleclef.
  3. Mickey Feio. Blog coletivo com colaborações dos leitores. Cada Mickey mais horroroso que o outro.
  4. Ilhado. Blog do amigo e vizinho de bairro Jorge Moreira, marido da Kaká, ambos figuras raras. Ei, Jorge, faz quatro meses que você não atualiza!
  5. Ana Tuyama. Grande talento nas artes manuais. De Rondônia pro mundo.
As instruções pra participar:
  1. Encontre cinco blogs que você ache interessantes.
  2. Informe esses blogueiros que você os está recomendando como parte do BlogDay 2008.
  3. Escreva uma descrição resumida de cada um e dê links pros blogs recomendados.
  4. Publique um post no BlogDay (31 de agosto) e
  5. Adicione uma tag BlogDay usando este link: http://technorati.com/tag/BlogDay2008 e dê um link para o saite BlogDay: http://www.blogday.org

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Biruta


Biruta na casa da Gisa na Caieira da Barra do Sul, Floripa.

Troféu Especial de Imprensa ONU

Há uns dias eu comentei aqui que o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro) vai conceder em 27 de outubro o Troféu Especial de Imprensa ONU, como parte das comemorações pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todos os profissionais de comunicação que já ganharam o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos podem votar em até cinco jornalistas (e podem ser votados) pra concorrer ao troféu, que vai ser concedido uma única vez. Escolha difícil, pois a lista está cheia de feras. Meu voto foi para:

  • Ângela Bastos, do Diário Catarinense, por sua brilhante cobertura na área dos direitos da infância.
  • Fernando Evangelista, correspondente de guerra, atento observador de conflitos urbanos e fundiários, atualmente professor da Estácio/SC.
  • Marques Casara, grande repórter investigativo de pautas como exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e escravo.
  • Eliane Brum, da Época, autora de belas reportagens sobre conflitos de terra na Amazônia, o mundo do garimpo e outras.
  • Caco Barcellos, por sua contribuição contra a violência policial (com o clássico "Rota 66") e na formação de "focas" - jornalistas em início de carreira.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

asa


A caminho de Brasília.

Brunitezas: bonecos olímpicos

Bruno brincava com dois bonecos Max Steel, estilo aqueles antigos Falcon (os meninos da minha idade sabem do que tou falando). Pegava um boneco em cada mão e batia um no outro. A vó perguntou:
- Eles estão brigando?
Ele:
- Não, vó, estão treinando.

domingo, 24 de agosto de 2008

Fotos de Rússia e Ucrânia


Kiev. Copyright Yan Boechat.

Yan resolveu tirar a poeira do Flickr e colocou umas fotos de sua viagem a Moscou, São Petersburgo e Kiev. Aproveite e confira as que ele fez numa viagem anterior à Turquia, Irã e Afeganistão.

Observatórios de Mídia

Recebi e passo adiante:

Chega às principais livrariarias do país esta semana o volume “Observatórios de Mídia: Olhares da Cidadania”, organizado por Rogério Christofoletti e Luiz Gonzaga Motta.

O livro sai pela Paulus e conta com 230 páginas. É uma reunião de textos de 17 pesquisadores brasileiros, de todas as regiões do país, e que compõem a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), surgida em 2005. O prefácio é assinado pelo jornalista Alberto Dines, fundador do Observatório de Imprensa.

Mais informações: http://monitorando.wordpress.com/2008/08/24/observatorios-de-midia-lancamento/

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Da guerra à sala de aula

Recebi e passo adiante esta nota publicada no boletim do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de São José, SC. O coordenador do curso, meu amigo Paulinho Scarduelli, tem feito um trabalho bem interessante de aproximar o universo acadêmico da realidade cotidiana. A nota aqui é sobre outro amigo, profissional de rara cepa, que adora estar por perto de onde tem gente poderosa massacrando gente humilde. O que mais me impressiona no Fernando não é propriamente a coragem de arriscar a cabeça em lugares violentos, pois o mundo tá cheio de gente corajosa e estúpida. E sim o seu olhar sensível pro lado humano dos conflitos, sem maniqueísmo nem pretensa "neutralidade". Isso faz toda a diferença na hora de dar o testemunho com boas histórias. Sortudos dos estudantes que puderem ter aula com ele.

Fernando Evangelista, ex-repórter da revista Caros Amigos, assumiu este semestre a disciplina Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística do curso. Mestre em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, tem-se especializado em reportagens de risco. Entre seus trabalhos, destacam-se a cobertura da operação Escudo Defensivo na Palestina em 2002, a Guerra do Iraque em 2003, a Guerra do Líbano em 2006 e o conflito entre turcos e curdos em 2007. O processo seletivo para a disciplina reuniu mais de 25 candidatos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Acervo do Prêmio Herzog vai pra internet

Os 500 e tantos jornalistas ganhadores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em suas 29 edições - incluindo este que vos tecla - recebemos uma carta bem bacana do diretor do UNIC (Centro de Informações das Nações Unidas), Giancarlo Summa:

A todos os jornalistas que já conquistaram o Prêmio Vladimir Herzog,

Como parte das comemorações do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil decidiu empreender duas iniciativas destinadas ao reconhecimento do papel decisivo dos jornalistas e da imprensa na conquista da democracia e na defesa dos direitos humanos no País.

1. Instituir o Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos da Declaração / Prêmios Vladimir Herzog. Com criação de Elifas Andreato, o prêmio será entregue uma única vez, no dia 27 de outubro de 2008, aos 5 jornalistas brasileiros que mais se destacaram na cobertura dos direitos humanos no Brasil, eleitos pelos mais de 500 ganhadores das 29 edições do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

2. Reunir e disponibilizar, ao público em geral, todas as matérias premiadas no Vladimir Herzog ao longo destas três décadas. Um novo site www.premiovladimirherzog.org.br será lançado dia 10 de dezembro de 2008, data do 60º aniversário da Declaração, como forma de democratizar, de maneira permanente, o acesso a esse precioso acervo da história brasileira.
(...)

Chegadas: Maria Eduarda

A segunda filha da Fernanda Medeiros e do Paulo nasceu ontem em São Paulo às 2h18 da madrugada, com 3,710 kg e 51 cm. "É a Maria Eduarda mais linda que eu conheço", conta a mãe, felicíssima e, como boa jornalista, já espalhando a boa nova pela internet.

Sossegue, homem, uma criança nasceu. O mundo tornou a começar (Guimarães Rosa)

Barquim


barquim, originally uploaded by dveras.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Jogo dos sotaques

Você é bom em adivinhar sotaques? Então vai gostar desse joguinho que o Aidan Doyle me indicou: Can you guess where my accent is from? Várias pessoas recitam em vídeo duas linhas do poema If, de Rudyard Kipling (in English). Você tem a opção de ouvir de novo ou tentar adivinhar, numa lista de seis opções, qual é o país de cada uma. Cada acerto vale 3 pontos. No caso de países onde o inglês é língua nativa, pode ganhar 2 pontos extras se descobrir qual é a cidade. O joguinho é difícil, mas divertido. Aidan, um viajante australiano com o ouvido treinado, só conseguiu marcar 17. Eu fiz 16.
~
Ia ficar legal uma versão brasileira desse jogo. E ainda versões regionais com diferentes sotaques nordestinos; sulistas, nortistas...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sem título



Caieira da Barra do Sul, Floripa

A clássica foto do barquinho ao pôr-do-sol. Mas o barquinho nunca é o mesmo. Nem o sol, nem o mar.

Praias e praias

Íamos saindo pra casa de praia da Gisa na Caieira da Barra do Sul, lá na pontinha da Ilha. O Bruno quis checar o rumo:
- A gente vai pra praia no Rio Grande do Sul?

Carros e carros

A vó conversava sobre o desvirtuamento de uma creche beneficente, voltada pra população pobre do bairro, mas cheia de crianças cujos pais iam buscá-las de carro. Miguel emendou:
- E os pais que vão de fusca?

domingo, 17 de agosto de 2008

Menino e barco


Copyright dveras.

Miguel a caminho da Costa da Lagoa.

sábado, 16 de agosto de 2008

Bilica faz um ano

Hoje é aniversário de um ano da Bilica - Biblioteca Livre do Campeche, em Floripa. O projeto nasceu do esforço de um grupo de voluntários do bairro pra criar um espaço de difusão da leitura e da cultura. A Bilica tem uma boa quantidade de bons livros sobre os mais variados temas pra crianças e adultos, doados pela comunidade. Também abriga oficinas de música, conversação de inglês e espanhol e outras atividades. A festa teve contação de histórias pra crianças, pipoca, bolo e música ao vivo. Aproveitamos pra fazer nosso cadastro, que dá direito a pegar até três livros por vez por quinze dias, renováveis por mais quinze. Tudo de graça. Quer conhecer? Fica aqui.

p.s.: A Bilica precisa de voluntários pra que possa ficar mais tempo aberta. Também seria maravilhoso se alguma associação (digamos, a dos funcionários do Besc, que fica logo ali) pudesse ceder espaço ocioso pra que a biblioteca crescesse. Quem sabe um contrato de comodato, como foi feito com o terreno que abriga a Rádio Campeche. Fica a sugestão.

De feijões, risadas, chatos, humor e cinema

Brasília tava seca de rachar os beiço.
~
Sábado de plantar feijões no quintal.
~
Lembrancinhas de viagem pros meninos: um saco de risadas e um ovo de dinossauro. O bichim nasce depois de 48 horas dentro d'água.
~
Por que será que criança gosta tanto de dinossauro?
~
Tenho horror a quem cobra dos outros ser "mais crítico". Ô gente sem autocrítica.
~
Do Marcelo Tas na revista de bordo da Gol: "O Brasil só vai mudar no dia em que o João Moreira Salles fizer um documentário sobre os bancos".
~
Vi ontem Meu nome não é Johnnie, sobre João Estrella, carioca de classe média que vira viciado e traficante de cocaína. Muito bom! Selton Mello e Cleo Pires na melhor forma.
~
Cena hilária a da cadeia, em que ele serve de intérprete pro preso do Comando Vermelho (o talentoso Luis Miranda, do Terça Insana) esculachar os africanos.

Miudezas

A Carol Grilo dá uma dica quente de brechó em Floripa: La Caja de Pandora, com livros, roupas, discos, acessórios e mil trequinhos legais. A conferir.

Partidas: Dorival Caymmi

Aos 94, foi-se hoje o patriarca da MPB, um dos músicos mais geniais que já ouvi. Se este blog tivesse patrono, Caymmi seria um forte candidato ao posto. Sou admirador de sua proverbial preguiça criativa embalada na rede.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mais dez livros sobre jornalismo investigativo

A lista de Rogério Christofoletti é bem interessante. Desses, li só Meninas da noite, bela reportagem de Gilberto Dimenstein sobre exploração sexual de crianças e adolescentes; e Fábrica de notícias, de Günter Wallraff, sobre como o jornal sensacionalista alemão Bild falsifica reportagens (quando será que um Wallraff brasileiro vai contar os bastidores da Veja?). Vi o filme baseado em um dos livros, Todos os homens do presidente, sobre o escândalo político que levou à queda de Nixon.

Feriadão


Feriadão, originally uploaded by dveras.

Via Expressa Sul, Floripa

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Meu testemunho sobre um acusado de plágio



Caro Sponholz,

Escrevo de espírito desarmado, sem a intenção de polemizar. Gostaria só de fazer uma reflexão sobre o episódio da charge do pódio, que você diz ter sido plagiada. Quero deixar um testemunho. Há duas décadas acompanho a trajetória do Frank Maia - mais que um artista gráfico e chargista brilhante, um cara generoso e íntegro, de quem tenho a honra de ser amigo. O Frank simplesmente não precisa plagiar ninguém. Ele é muito bom, uma usina de idéias. Claro que não lhe peço para acreditar na minha palavra: basta pesquisar, perguntar pros colegas do ramo, acompanhar as citações freqüentes na coluna do Zé Simão na Folha.

Lamento que você tenha tirado uma conclusão apressada. E mais ainda, que um jornalista-blogueiro de Santa Catarina a tenha endossado sem ao menos dar um telefonema para ouvir o outro lado, baseado só no horário de publicação no Charge Online - lugar bastante improvável pra se divulgar uma charge plagiada, convenhamos. Por incrível que possa lhe parecer, Sponholz, coincidências acontecem. Ainda mais se é com uma idéia que quicava de madura no imaginário coletivo dos criadores de piadas. Já vi várias sincronicidades incríveis. Mais uma vez não precisa acreditar em mim, pergunte aos colegas que estão há mais tempo na estrada.

Tenho admiração por seu trabalho e espero sinceramente que você tenha percebido o alcance do que disse - nem me refiro à carreira do Frank, consolidada há anos, mas no efeito que uma acusação injusta provoca numa pessoa honesta. Pense nisso, meu caro. E vamos em frente, que a vida passa ligeiro e temos mais o que fazer.

Abs

Dauro

p.s.: Como o caso se tornou público e envolve um amigo querido, tomo a liberdade de publicar esta carta em meu blog.

'Em SP, outras limpezas são prioridade'

A professora, arquiteta e ex-secretária da habitação da prefeitura de São Paulo na gestão Luiza Erundina (PT), Hermínia Maricato, aborda nesta entrevista ao jornalista Adauri Antunes Barbosa a Lei Cidade Limpa de São Paulo. Para ela, é ridículo a cidade colocar essa limpeza como prioridade enquanto outras limpezas, como a do ar e da água, e outras necessidades, como a mobilidade, ficam em segundo plano. No começo deste ano Hermínia lançou o livro "Brasil, Cidades: Alternativas para a Crise Urbana", publicado pela Editora Vozes. Ela é professora da Faculdade de Arquitetrua e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Leia a íntegra aqui

p.s.: O blog agradece a deferência do jornalista em autorizar a publicação do texto.

O melhor infográfico sobre as Olimpíadas

Muito bacana esse infográfico em flash no New York Times com os resultados das medalhas das Olimpíadas de 2008 por país, atualizado em tempo real. Tem as opções geográfica - bolinhas no formato do mapa-múndi - e por ranking. E mostra os resultados dos jogos anteriores.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Domingo de inverno na Lagoa



Dez livros sobre jornalismo investigativo

Um estudante pediu minha opinião sobre meus livros preferidos de jornalismo investigativo, pruma matéria que vai fazer sobre a lista dos 10+. Acho que dizer "jornalismo investigativo" é quase uma redundância. A rigor, todo jornalista que se dispõe a ir além do trivial está sendo investigativo, mesmo que o objeto de sua história não seja um caso de crime ou corrupção. Mas ate entendo a expressão. É uma forma de qualificar uma prática profissional que, no cotidiano, anda desgastada pela mediocridade.

Investigativo ou não, o importante é ter sensibilidade pra ver, coragem pra tirar a bunda da cadeira e bom senso pra voltar vivo e contar uma boa história. A coragem a que me refiro pode ter várias formas. Física, moral. Oriana Falacci, por exemplo, no seu Um Homem, construiu um manifesto pela liberdade sem o pejo de assumir que teve um profundo envolvimento emocional com seu personagem. Bem, taí minha lista - nem todos os autores eram propriamente pessoas de bom senso, mas tiveram a sorte de viver pra contar. Vários conseguiram transcender o jornalismo e suas obras podem ser chamadas, sem nenhum favor, de literatura.

- Rota 66, de Caco Barcellos.
Investigação corajosa sobre um tema crucial pra sociedade brasileira, a violência policial.

- Abusado, idem.
Belo perfil de um personagem contraditório e interessantíssimo. Uma aula de jornalismo.


- Um Homem, de Oriana Falacci
Reportagem ou romance semi-autobiográfico? A história do ativista grego que passou anos na prisão e não se curvou é encantadora. Um mergulho na complexidade do ser humano.

- Kaputt, de Curzio Malaparte
Um dos meus favoritos sobre guerra. Também pode ser lido como reportagem. O jornalista conseguiu salvar pra posteridade momentos trágicos e líricos da campanha alemã na Rússia.

- A sangue frio, de Truman Capote
Um clássico. A construção dos personagens e do clima é primorosa.

- Os eleitos, de Tom Wolfe
Grande livro sobre os bastidores da conquista espacial, um tema que sempre me interessou.

- Cabeça de turco, de Günter Wallraff
Crítica social aguda ao modo como a sociedade alemã trata os imigrantes. O recurso de se disfarçar foi eticamente justificável. A reportagem, tal como foi contada, não poderia ter sido feita de outro modo.

- Despachos do Front, Michael Herr
Livro intenso sobre a loucura da guerra do Vietnã. Talvez não se encaixe na definição tradicional de jornalismo investigativo, mas sem dúvida o autor precisou sair da zona de conforto pra compartilhar o que viu.

- México rebelde, de John Reed. Grande retrato da revolução mexicana. Uma cena que guardo desse livro é o autor correndo de uma frente a outra da batalha, sob o risco de levar um balaço, pra ouvir "o outro lado".

- Dez dias que abalaram o mundo, idem. Um retrato da revolução comunista na Rússia. Tem trechos chatíssimos, mas conseguiu reproduzir muito bem o clima de agitação da época.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

No DVD: Scooby-Doo

Bruno, vendo um vídeo:

- Eu sou o Scooby Doo, e você, pai?
- O Salsicha.

domingo, 10 de agosto de 2008

Dia dos Pais

Domingo trivial e aconchegante junto com os meninos, a amada e a sogra. Eles me acordaram com uma lembrancinha - caneca de café e um pão de mel. Arranquei mato, plantei, bebi vinho, comemos, brincamos, rimos, dormimos, tomei banho com eles, vimos a chuva pela janela. Vida.
~
Passamos ao largo do aspecto consumista da data e nos concentramos no melhor da festa: o imenso prazer da convivência cotidiana num dia dedicado ao ócio amoroso - às vezes até o ócio criativo cansa. Saí de casa só uma vez, rapidinho, pra pegar um DVD do Bob Esponja.
~
Miguel, Bruno e eu conversamos bastante com papai por telefone. Papo à toa sobre sapos, cachorros, gatos, natação e fisioterapia, revistas ruins e livros bons, comida, temperaturas no Sul e no Nordeste. Esqueci de lhe perguntar sobre as Olimpíadas. Pra que esgotar o assunto?
~
Ando de coração mole. O texto dela sobre o pai me encheu os olhos d'água. O dele, sobre o dia em que chegou seu filho, me lembrou os nascimentos de meus dois meninos e a mudança radical que isso representou ao dar sentido a tudo.
~
Há duas semanas, a perda que eles tiveram me apertou o coração. Em Il Morto e Lo Straniero, meu amigo lamenta o sogro recém-partido, e como isso o tornou ainda mais estrangeiro em terras italianas. Sofro junto, mesmo que nunca tenha encontrado esse homem especial.
~
Falar em sogros especiais: saudade imensa de meu segundo pai, morto há seis meses. Hoje, debaixo de chuvinha miúda, cavoquei buracos no jardim e no quintal pra plantar palmeiras. Com certeza ele estaria me ajudando e tomaríamos cerveja depois. Estava bem perto, senti.

Anotação de leitura: chuva

...
Gosto da chuva e dos vidros embaçados onde os piegas escrevem seus recados eternos que duram até o fim do calor. Calor que se mistura com água e é suor. A chuva que atrasa um compromisso e por isso há um café que pode ser degustado com mais delicadeza em cima da mesa, enquanto ela diminui o ritmo lá fora.
...
A cidade quando chove. Crônica de Rodrigo Levino em Dias Estranhos. A sensação que perpassa o texto tem tudo a ver com minha própria relação com a chuva. E com este fim de semana de inverno.

Nagasaki

Pra não passar em branco: ontem fez 63 anos que a cidade japonesa de Nagasaki foi arrasada por uma bomba atômica dos Estados Unidos. A explosão matou 39 mil pessoas na hora, deixou 25 mil feridos e ao longo dos anos provocou outras milhares de mortes pela radioatividade. A bisavó dos meus filhos era de lá. Emigrou para o Brasil com o marido antes da guerra, na década de 30.

Meu pai e a Veja

Meu pai, 83 anos, conversava hoje comigo por telefone e disse que cancelou a assinatura da Veja. Sua explicação, rápida e simples:

- A revista tem uma capa bonita, elegante, mas a gente vai lendo e só encontra besteira.
Há poucos dias, li um artigo de Roberto Efrem Filho contando por que o pai dele também cancelou. Nem tudo está perdido.

Um cronista de segunda

A partir de amanhã, Felipe Lenhart brinda os leitores do Diário Catarinense com suas "crônicas de segunda". Ironia hilária, o cara é um fera nas letrinhas.

sábado, 9 de agosto de 2008

Tarde de chuva


Ponto de ônibus na avenida Beira-Mar Norte, em Floripa.

I am rich

A notícia do dia: oito pessoas compraram o I am rich, software para o iPod que não faz absolutamente nada. "É uma obra de arte", diz seu criador. O software custa 999 dólares.
[via InfoExame]

Dias estranhos

Leio Dias Estranhos (DigiZap, coleção Jovens Escribas, 2007), livro de crônicas do jornalista e escritor Rodrigo Levino. Presente do amigo Solino, que me deu a honra de um bom papo regado a cerveja de trigo quando estive em Natal em julho. Levino tem 25 anos, nasceu em Patu, RN, e escreve pra revista Piauí. Minha identificação com o cronista foi imediata. Ele aborda o mundo das miudezas significativas - as lembranças fragmentadas de infância quando mergulha no mar, as observações sobre o "tetris humano" no ônibus em Natal (também fiz tantas, percorrendo as mesmas avenidas), combinações inusitadas de vinho, macarrão e Led Zeppelin, o modo cauteloso de cortar legumes, o aconchego de uma pequena loja de discos diante da iminência de chuva forte. Sinto que, se nos encontrássemos, poderíamos passar horas falando sobre "o prazer de subverter a lógica do mundo das utilidades", como ele coloca na crônica Deletérios. Ouro puro. Bom de ler em dias frios e chuvosos de inverno como hoje.

Da série Mais Sorte que Juízo: fogo é notícia

Floripa, 1987. Eu fazia reportagem de polícia pro jornal O Estado. Certa vez, estava no centro quando percebi que havia um princípio de incêndio no prédio de um hotel na rua Felipe Schmidt. No auge da impulsividade insana dos vinte anos, num só fôlego subi doze andares pelas escadas até o foco da fumaça negra. Cheguei antes dos bombeiros. Pra minha sorte e dos demais ocupantes do hotel, o princípio de fogo havia sido dominado sem maiores danos. Ninguém me pediu respiração boca a boca. O episódio rendeu só uma notinha de pé de página.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Betinho e Florianópolis

Dois bons motivos pra ler o Vida de Frila neste 8 de 8 de 8: uma bela carta-homenagem a Betinho, tirada do baú pelo Maurício Oliveira na véspera dos 11 anos da morte do Homem; e a explicação, pra quem ainda não sabe, de por que a capital de Santa Catarina tem o vexaminoso e ensanguentado nome de Florianópolis.

Conheço gente daqui que só escreve Nossa Senhora do Desterro em cheques ou documentos. Era o antigo nome da cidade antes de ser rebatizada na ponta do fuzil. Um tanto macambúzio, convenhamos. Outros preferem Meiembipe, o nome indígena, que quer dizer "lugar acima do rio" ou "ilha dos patos" ou "lugar pra trepar no norte da Ilha". Quanto a mim, ilhéu recém-adotado (só há 23 anos), chamo a cidade informalmente de Floripa, escrevo FLN nos cheques e, em último caso, uso a grafia oficial em documentos formais.

Ao contrário do que houve na potiguar Parnamirim, onde o bom senso fez retornar o nome original da cidade depois da aberração de ter sido rebatizada Eduardo Gomes, acho difícil isso ocorrer aqui. A mudança traumática foi há mais de um século, falta consenso sobre o melhor nome substituto e os ocupantes da Câmara dos Vereadores estão mais preocupados com outras cousas.

p.s.: Maurício, irmão de frilas, se lhe serve de consolo, também vou dar umas remadas neste fim de semana do dia dos pais.



Poder de síntese é isso.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Puxa-saquismos, cidades e brasilidades

Maurício Oliveira, em seu ótimo Vida de frila, cita um caso de puxa-saquismo redundante: o município Ganchos, no litoral de Santa Catarina, foi rebatizado "Governador Celso Ramos". Tiveram que colocar o termo "governador" na frente pra diferenciar de outro município já chamado Celso Ramos.

Isso me lembra Parnamirim (RN), conhecida internacionalmente como o "trampolim da vitória" dos aliados na Segunda Guerra. Um parlamentar acéfalo conseguiu trocar o nome do município pra "Eduardo Gomes" (que aliás já nomeia o aeroporto de Manaus). A mudança imbecil perdurou por anos, até que, espantosamente, o bom-senso prevaleceu e Parnamirim retomou o antigo nome.

Em Fortaleza, há poucas semanas, passei na frente de um centro comunitário chamado "Presidente Médici". O nome do ditador mais truculento da história recente do Brasil também batiza uma cidadezinha de Rondônia. O Amazonas tem, no alto Rio Negro, uma belíssima região encachoeirada num município chamado "Presidente Figueiredo". Florianópolis é caso clássico: homenagem a Floriano Peixoto, um bruto de má lembrança entre os ilhéus.

Nomes são só nomes, você pode argumentar, não sem certa razão. Mas a maneira como são usados é reveladora (que o digam os Maicon Jequissons e Uóstons da vida). Enquanto isso, a subserviência permanece prática corrente no meio político e os torturadores flanam por aí. É fato: como lembrava aquele slogan dos anos setenta, Brasil é feito por nós.

UPDATE 27 de setembro/2008: erratas

Ah, se eu estivesse no Rio...

Recebi e passo adiante a divulgação deste evento de "cinema ao vivo" no Rio de Janeiro:

A Mostra Nacional de LIVE CINEMA é o desdobramento da primeira Mostra de LIVE CINEMA brasileira que ocorreu na Sala de cinema ODEON entre os dias 26 e 29 de Setembro de 2007, no Rio de Janeiro. Foram três noites, com apresentações de seis artistas brasileiros que mostraram ao público carioca composições audiovisuais inéditas, onde o som e as imagens eram manipuladas ao vivo e em tempo real diante da platéia.

Agora, atendendo a crescente demanda do público e dos artistas realizadores brasileiros, acontece a primeira mostra de caráter nacional exclusivamente de LIVE CINEMA do país. Mostra essa que pretende mapear, reunir e exibir os mais significativos trabalhos de artistas brasileiros ligados à arte da manipulação de imagens e sons em tempo real.

Serão 10 artistas de pelo menos 4 estados brasileiros em 6 dias de apresentações em uma sala de cinema especialmente preparada para o evento (dias 15 a 17 e 22 a 24/08). Além das apresentações, a mostra também conta com a exibição de vídeos nacionais e internacionais realizados ao vivo ( 12 a 24/08). Serão 5 programas de vídeo, 2 internacionais e 3 nacionais, totalizando 20 vídeos e coletâneas. Ocorrerão também duas mesas de debates discutindo assuntos relacionados ao tema e à evolução da tecnologia nas novas mídias digitais (19 e 20/08).

Galinha pintadinha


Mais um videozinho do youtube em nossa hit parade caseira infantil.

Ontem foi dia de lembrar Hiroshima.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Diálogo

- Tenho até que fazer exame de fezes.
- Sossega, você vai ser aprovado. Passou a vida inteira se preparando pra isso.

Oração das mulheres resolvidas

Uma piadinha feminista, pra variar:

Que o mar vire cerveja e os homens tira gosto,
que a fonte nunca seque,
e que a nossa sogra nunca se chame Esperança,
porque Esperança é a última que morre...

Que os nossos homens nunca morram viúvos,
e que nosso filhos tenham pais ricos e mães gostosas!
Que Deus abençoe os homens bonitos,
e os feios se tiver tempo...

Deus...

Eu vos peço sabedoria para entender um homem,
amor para perdoá-lo e paciência pelos seus atos,
porque Deus,
se eu pedir força,
eu bato nele até matá-lo.

Um brinde...

Aos que temos,
aos que tivemos e aos que teremos.

Um brinde também aos namorados que nos conquistaram,
AOS TROUXAS QUE NOS PERDERAM
e aos sortudos que ainda vão nos conhecer!

Que sempre sobre,
que nunca nos falte,
e que a gente dê conta de todos!

Amém.

Mostra de Ciência e Cinema da Coruña

Recebi do Cesar Valente, que recebeu do blogueiro galego Martin Pawley, mensagem sobre a primeira mostra de ciência e cinema da Coruña, no norte da Espanha. Segue a mensagem na íntegra, no saboroso idioma galego.

...e non recibimos aínda ningún filme procedente do Brasil! Por favor, difundide esta información entre aquelas persoas que pensedes que poden estar interesadas. Obrigado!

AÍNDA HAI DÚAS SEMANAS DE PRAZO PARA PARTICIPAR NA MOSTRA DE CIENCIA E CINEMA

Filmes procedentes de Francia, Italia, Grecia, Alemaña, Inglaterra, EEUU e mesmo Burkina Faso chegaron xa ao longo dos últimos dous meses á oficina da Asociación de Amigos da Casa das Ciencias, no Parque de Santa Margarita da Coruña. Entre o material recibido hai varios documentais inéditos, mais tamén traballos exhibidos e premiados en festivais internacionais, nalgúns casos non especificamente científicos, caso de Sundance ou o "It's all true" de São Paulo.

Na súa primeira edición a Mostra de Ciencia e Cinema concederá dous premios principais cunha dotación económica de seis e tres mil euros, respectivamente, e un premio específico para o mellor documental galego (dous mil euros). Ademais, un xurado formado por estudantes de secundaria e bacharelato outorgará un Premio da Xuventude, dotado con dous mil euros. A data límite para o envío de orixinais é o venres 22 de agosto.

Organizada pola Asociación de Amigos da Casa das Ciencias, a Mostra de Ciencia e Cinema conta coa colaboración da Dirección Xeral de Investigación, Desenvolvemento e Innovación da Consellería de Innovación e Industria; da Concellería de Cultura do Concello da Coruña, e dos Museos Científicos Coruñeses. O programa da Mostra
inclúe tamén entre outras actividades un ciclo de filmes nas instalacións do Centro Galego de Artes da Imaxe da Coruña, e un Obradoiro de guións documentais científicos, impartido polo profesor da Universidade de Navarra Bienvenido León e desenvolvido co apoio da Axencia Audiovisual Galega. O Obradoiro de guión cubriu xa a metade das súas prazas disponíbeis en apenas catro días desde que se abriu o
prazo de inscrición.

Web da Mostra de Ciencia e Cinema: http://cienciaecinema.org/
Info sobre o Obradoiro de guión: http://cienciaecinema.org/?p=29
Correo de contacto: info@cienciaecinema.org

Ponta Negra, julho de 2008


Linda, mas tenho saudade da praia da minha adolescência nos anos 80, sem os prédios.

Gabriela


Minha sobrinha na praia de Pirangi, Parnamirim (RN)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Kite-surf


Pirangi, Parnamirim, RN

Caatinga


Da janela do ônibus Russas-Fortaleza.

Cinema infantil japonês


Meu vizinho Totoro, de Hayao Miyazaki, na 7a. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Bambu


Eta plantinha bonita de rima fácil...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Segundeiras

Coisas do jornalismo: passei metade da tarde numa interessante conversa sobre polímeros e reciclagem, com um especialista da Engenharia de Materiais da UFSC.
~
Descobri hoje o blog do Zeca Camargo, aquele do Fantástico. Escreve bem o rapaz. Bem articulado, viajado, culto. Um tanto verborrágico pro meu gosto, mas tem o que dizer.
~
O DVD Bob Esponja - O Filme, está passando uma temporada de quatro dias aqui em casa. Repetições incansáveis, entretenimento garantido.
~
No fim de semana vimos Um Bonde Chamado Desejo (A Streetcar Named Desire, de Elia Kazan, 1951), adaptação da peça de Tennessee Williams. Marlon Brando arrebenta.
~
Terminei de ler Contos de Crime (PocketOuro, 2008), coletânea de Flávio Moreira da Costa. Muita coisa boa. Gostei muito de Marjorie Daw, de Thomas Bailey Aldrich (EUA, 1835-1907).
~
Costa da Lagoa no domingo, com Miguel e com meu sobrinho Érico. Sol e vento sul, anchovinha grelhada no Bela Ilha. Caminhada curta, 40 min, e o restante de barco.
~
Amar é... se molhar todo com um jato de vômito do filho e não sentir um pingo de nojo.

E vamos em frente, que a semana só começou.

Blogueiro na China

O Blog do Castiel vai à China. Oba! Vêm aí muitas observações aguçadas sobre essa cultura milenar e o cotidiano desse povo fantástico. Diz o jornalista:

Meu lema será relatar tudo o que passar em frente aos meus olhos, tudo que eu puder escutar e o que minhas narinas captarem. Ao contrário dos chineses, sem exceção.
Aproveitar as brechas e buscar a ampliação do conhecimento é contribuição mais eficaz contra a falta de liberdade que o mero boicote às Olimpíadas.

Momento confete e serpentina

O que dizer quando uma foto sua é elogiada por um grande fotógrafo e artista do quilate do Caio Cézar? Agradecer efusivamente e continuar clicando.

O novo conto catarina em Brusque

O novo conto catarina, coletânea organizada pela professora Regina Carvalho da qual tenho a honra de fazer parte com o conto Pura sorte, vai ser relançado em Brusque nesta quinta, dia 7, às 20 horas na Fundação Cultural do município.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Desde Cuba, Yoani Sánchez

Muito boa esta entrevista da jornalista Estela Caparelli na revista Criativa com a filóloga cubana Yoani Sánchez, autora do blog Generación Y. Em pouco mais de um ano de existência do blog, ela tornou-se celebridade internacional ao relatar, em primeira pessoa e com críticas bem-humoradas, o cotidiano em Havana: frustrações com a burocracia, falta de liberdade de expressão, queda na qualidade de ensino, proibição de sair do país...

Yoani foi considerada uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e recebeu o prêmio Ortega Y Gasset 2008 de Jornalismo Digital. Em março deste ano, segundo ela, o blog recebeu 4 milhões de visitas. No entanto, é praticamente desconhecida no próprio país. "Em Havana, disseram que Evo Morales estava na lista [da Time], mas nem mencionaram que havia uma cubana entre os eleitos", diz.

Ela é colaboradora do portal de jornalismo cidadão Desde Cuba, criado como alternativa para driblar o rígido - e anacrônico - controle estatal sobre a informação: "Se em Cuba uma pessoa faz, imprime e distribui um pequeno jornal, é um delito que se chama propaganda inimiga, de acordo com o Código Penal. Não há leis que impeçam um cubano de colocar opiniões na internet". Com a ajuda de voluntários, o blog de Yoani tem versões em inglês, polonês, francês, alemão e italiano.

Um trecho:

Há pessoas afirmando que seu discurso ajuda a reforçar interesses políticos como os do governo norte-americano...
Todos os fenômenos novos são passíveis de ser manipulados de um lado ou de outro. Não quero me proteger contra a manipulação. Podem usar meu discurso como quiserem, isso não vai mudar o que digo. Não escrevo para satisfazer os de Miami ou o Partido Comunista. Muitas pessoas dizem: você apenas escreve críticas. Mas a televisão, a rádio e os jornais já falam do que é positivo. Para que vou gastar meu tempo quando a imprensa oficial já se dedica a isso?
...
Qual é a sua Cuba ideal, então?
O mundo ideal em Cuba não vai chegar tão cedo. Primeiro, porque a política tem gerado um preço social, político e antropológico. Perdemos muitas das tradições e valores. Leva tempo para construir uma nação fragmentada. A ilha ideal que chegará em 40 ou 50 anos precisa ser uma Cuba inclusiva, onde não existam linhas divisórias que separem um cubano do outro. Você não pode ser menos cubano porque vive fora do país ou menos cubano porque é turista. Uma Cuba ideal precisa ser plural, onde o que faço não constitua um delito ou uma traição. Onde ninguém seja acusado de ser agente do imperialismo por dizer o que pensa. E uma Cuba ideal precisa ser civil: Cuba está excessivamente militarizada.
Leia a íntegra aqui

Foto: reprodução do blog Generación Y

Cotovelo


Praia de Cotovelo, em Natal (lá se pronuncia Cutuvelo). Ao fundo a Barreira do Inferno, falésia avermelhada onde fica uma base de lançamento de foguetes.

Coco na praia


Pirangi, Natal.

O que a censura tem a ver com sua vida

César Valente volta a comentar em seu De Olho na Capital sobre a censura judicial a um blog e um jornal em Santa Catarina, por solicitação de candidato a cargo eletivo que se sentiu ofendido. Ele alerta que o fato tem a ver com cada um de nós:

Hoje não se pode xingar um candidato, amanhã não se poderá falar mal de um jogador de futebol (hoje já se corre riscos ao criticar dirigentes de clubes de futebol e cartolas das federações), depois nos impedirão de cantarolar a música de nossa preferência. Assobiar em locais públicos, então, só se pagarmos as taxas do Ecad.
Que muitos candidatos sejam ignorantes quanto aos princípios democráticos, não é surpresa. Só essa evidência já deveria servir como critério pra que os eleitores os expurgassem da política. O mais lamentável é que alguns magistrados, dos quais se espera preparo e equilíbrio para aplicar a lei, não consigam compreender a essência do que diz a Constituição Federal. Seu artigo quinto assegura liberdade de expressão no país, desde que cada um assuma a responsabilidade pelo que diz. Os que se sentirem prejudicados podem recorrer à Justiça pedindo reparação depois da suposta ofensa ter sido cometida.
"...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
...".